A partir de agora, os clientes da telefonia fixa só receberão as listas telefônicas em suas casas se solicitarem a entrega às empresas do setor. Em contrapartida, as operadoras terão que manter o atendimento de auxílio à lista, o 102, de forma gratuita a todos os interessados. Hoje, o cliente que pede à central de atendimento telefônico da BrasilTelecom, por exemplo, um número presente na listagem impressa é cobrado em R$ 1,52. As operadoras também deverão estar prontas para fornecer números de assinantes das concorrentes.

A nova regra foi divulgada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A definição, no entanto, permite que as empresas cobrem pela prestação do serviço 102 daqueles clientes que preferirem receber a lista impressa. A iniciativa da agência pretende esclarecer os conflitos entre os diversos regulamentos sobre a listas.

Reajuste

A Anatel também publicou ontem as tabelas com os novos valores para as ligações de longa distância nacional e internacional, que ficam mais baratas neste ano. As chamadas interurbanas cairão 2,55%, em média. As ligações internacionais, feitas pela Embratel, terão redução de 9,97%. Para que a queda nas tarifas chegue aos clientes, as operadoras precisam divulgar seus novos preços dois dias antes de praticá-los.

Ontem, Embratel, Telemar e Telefônica publicaram as tabelas nos jornais, permitindo que as tarifas passem a valer já na quinta-feira. A Brasil Telecom, que teve reajuste negativo em 2,77%, informou que fará a divulgação hoje e os novos preços na operadora entrarão em vigor na sexta. Cabe lembrar que as quedas nas tarifas valem apenas paras as concessionárias e não atingem as companhias GVT, Vésper e Intelig. Pacotes promocionais também não são afetados pela correção promovida pela Anatel.

Mariana Mazza do Correio Braziliense