As reduções das tarifas nas ligações interurbanas e internacionais da Embratel, Telefônica e Telemar determinadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começarão a vigorar amanhã.

As três concessionárias publicaram ontem, em jornais de circulação nacional, as tabelas com os novos preços, no mesmo dia em que a Anatel publicou as reduções no Diário Oficial. Pela lei do setor de telecomunicações, as mudanças nas tarifas só podem ser aplicadas 48 horas depois que os novos preços forem publicados pelas empresas em jornais de grande circulação.

A Brasil Telecom, que também teve suas tarifas de DDD e DDI reduzidas, informou que vai publicar hoje o anúncio com a nova tabela de preços. Para os clientes dessa empresa, a queda nas tarifas começará a valer na sexta-feira.

Na média, as tarifas de ligações interurbanas foram reduzidas em 2,52%. Já as chamadas internacionais feitas pela Embratel cairão, em média, 9,97%.

No entanto, os consumidores podem nem perceber o corte. Isso porque as operadoras podem escolher os horários em que darão descontos maiores ou menores, desde que a redução média seja observada.

No caso da Telefônica, por exemplo, as ligações DDD feitas da capital paulista para qualquer parte do País no horário comercial (de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas) não terão nenhuma redução.

Para compensar, outras tarifas terão fortes reduções, como as ligações DDD para locais a menos de 50 quilômetros da capital, da meia-noite às 6 horas. Nesse caso, o preço do minuto cairá em mais de 50%, de R$ 0,03611 para R$ 0,01740.

Leonardo Goy,

O Estado de S. Paulo