A vitória judicial do SINPECPF na ação em que filiado que perdeu a esposa pede a adequação de sua licença paternidade às condições previstas para licença maternidade vem obtendo grande repercussão junto à sociedade. Desde segunda-feira (13), o sindicato está sendo procurado por jornalistas dos mais diversos veículos de imprensa para explicar como foi construída a tese defesa do colega, bem como para contar como estão pai e filho após a decisão inédita.

Ainda abalado pela perda da esposa, o servidor beneficiado pela decisão judicial recusou todos os convites para entrevistas até o momento. Com a devida autorização dele, o SINPECPF tem atuado como porta-voz para esclarecer que o posicionamento da justiça foi comemorado pela família e que tanto o pai quanto o filho passam bem. “A situação é difícil, mas espero que essa conquista judicial ajude o pai a dar toda a assistência de que o filho precisa”, avalia a presidente Leilane Ribeiro de Oliveira.

Os advogados do sindicato também estão sendo ouvidos para esclarecer os aspectos jurídicos da decisão. Na opinião de Miguel Rodrigues Nunes e de Joaquim Pedro de Medeiro Rodrigues, a liminar obtida pelo sindicato não apenas cria um importante precedente para pais que se encontram em situação parecida, como também traz à tona o debate sobre a regulamentação em lei da licença paternidade. “Há uma lacuna judicial a ser preenchida por meio de uma lei específica sobre a licença paternidade. A repercussão sobre esta decisão pode estimular os parlamentares a fazer este debate”, avalia Joaquim.

O sindicato pretende agora impetrar Mandado de Injunção para combater essa omissão legislativa. “Nosso intuito é demonstrar a lacuna do Legislativo para que o STF possa indicar uma alternativa até que uma lei sobre o tema seja finalmente publicada”, esclarece Miguel.

Confira aqui algumas das reportagens que repercutiram o caso:

Jornal Hoje

Jornal da Globo

DF TV

Uol

Terra

Bol

NE Notícias

Yahoo

G1

Bom dia DF

Jornal do Brasil

Conjur

Correio Braziliense

Estado de São Paulo

O Globo

Extra

Folha

Gazeta Online

Aqui DF

Correio Braziliense (Impresso)

Jornal de Brasília – Coluna Ponto do Servidor

Na hora H

Vale destacar que a notícia foi repercutida em diversos outros sites na Internet e em jornais, gerando debate inclusive em fóruns e nas redes sociais. Record e SBT gravaram entrevistas que devem ira ao ar ainda hoje. A repercussão é motivo de orgulho para o SINPECPF. Quando tivemos a ideia, agimos pensando tão somente em prestar a assistência de que nosso filiado necessitava, sem nos dar conta de que estaríamos criando um  precedente que pode beneficiar a tantas pessoas no futuro.