Entre os dias 01º e 03 de março, a Coordenação de Orçamento e Finanças COF/DLOG promoveu, em Brasília – DF, curso de Gestão Orçamentária e Financeira. O evento reuniu servidores do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal de todo o Brasil, servindo como oportunidade perfeita para que a presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, apresentar-se aos presentes, explicando como quer pautar sua gestão e sanando dúvidas a respeito de temas diversos.

Também estiveram presentes no encontro a diretora financeira do SINPECPF, Maria Leuda Monteiro da Silva, o diretor jurídico, Walter Matos Leite, a diretora de comunicação social, Laira Giacomett de Carvalho Domingos, e alguns dos representantes estaduais do sindicato.

Leilane começou o encontro relembrando como transcorreu o processo de negociações em prol da reestruturação da categoria. O relato informal, segundo ela, ilustra bem qual deve ser a postura adotada durante as negociações no Planejamento. “Pressão! Passei boa parte do meu tempo ao telefone, cobrando o rápido andamento desta proposta. Nesta nova etapa não será diferente. Continuarei ‘marcando em cima’.”, assegurou.

Em relação ao projeto de Lei Orgânica da Polícia Federal, Leilane ressaltou a importância do sindicato fazer parte do Fórum de Entidades da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal. “Sabemos que essa união terá um respaldo muito grande no Congresso. O apoio de outras categorias fortalece nossas demandas dentro do projeto.”, ressaltou.

A presidente também explicou que quer dar mais voz ativa aos estados, deixando de concentrar as decisões sindicais no âmbito do Distrito Federal. “Somos um sindicato nacional, e nossas decisões devem refletir a vontade nacional. Contudo, para que isso funcione, é preciso que cada estado conte com um representante regional.”, pontuou. Para as próximas decisões importantes, Leilane planeja introduzir conferências online, com votações nas quais cada estado teria poder de um voto.

Aproveitando o tema das representações estaduais, Leilane esclareceu os critérios adotados para as viagens junto aos estados. “No momento, planejo visitar os estados que fizeram convites formais. O próximo a ser visitado será São Paulo, que hoje conta com pouquíssimos servidores administrativos e sofre com o crescimento da terceirização irregular.”, explicou a presidente. Ela confirmou que irá visitar todos os estados, na medida do possível, mas que pretende priorizar os estados que não contam com representação regional. “Espero aproveitar esses encontros para formalizar uma representação nestes locais. É claro que exceções podem ser abertas, caso haja necessidade. Mas acredito que este é o critério correto a ser seguido no momento.”, finalizou.

Ao final do encontro de cerca de uma hora (a previsão inicial é que a conversa durasse 15 minutos!), muitos filiados elogiaram a postura pró-ativa da nova diretoria. Leilane enfatizou que quer manter a confiança dos atuais filiados e merecer a dos não filiados, pois pretende conduzir uma campanha de refiliação em breve. “Tão logo o imbróglio jurídico relativo a nosso registro sindical seja sanado, iremos promover uma campanha para recuperar a força de nossa instituição.”, declarou. A proposta foi aprovada por todos.