REUNIÃO – SINPECPF – CONGEPE

Ontem, dia 30/5, o SinpecPF esteve presente na abertura do V Congresso Nacional de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, no qual contou com a participação do Diretor Geral, Diretor de Gestão de Pessoal, Diretora da ANP e, claro, do Presidente João Luis do SinpecPF, bem como de outras entidades sindicais.

Apesar da abertura do evento não contar com a participação dos presidentes de classe, o Diretor Geral e Diretor de Gestão de Pessoal conversam com o SinpecPF.

Apesar da breve conversa, o Diretor Geral confirmou o interesse do Ministério da Justiça e Segurança Pública em separar o projeto de reestruturação salarial, onde, para eles (MJSP), o PECPF não deveria estar contigo. Sobre este posicionamento do MJSP, o Diretor Geral reforçou seu compromisso e defendeu mais uma vez a necessidade da proposta caminhar em conjunto para alcançar todas as categorias do órgão. Inclusive, destacou que já apresentou novos argumentos para ao MGISP para que o projeto permaneça em conjunto, local onde o processo atualmente se encontra.
Na visão do SinpecPF, a atuação da direção da PF em defender os SEUS de modo que a proposta siga em conjunto com as demais categorias é histórica, visto situações já vivenciadas pela categoria em épocas passadas.

Aproveitando a discussão, alguns colegas do PECPF dos mais diversos estados tomaram a palavra e questionaram a direção sobre a implementação da gratificação de risco.

De pronto foi esclarecido que os processos (salarial e gratificação) andam separados, por isto não há espaçou ou razão para que uma demanda impeça que outra seja analisada pelo órgão competente não tendo prazo para resposta.

Aproveitando o momento sobre discussão de saúde no órgão, o Presidente João solicitou “a extensão da prática esportiva para o pessoal do PEC, pois, para ele, os servidores do PECPF também necessitam ter tempo para cuidarem de sua saúde”. Ele pediu então que a direção avaliasse sobre a possibilidade de resolver internamente esta demanda, já que competiria apenas a ele a publicação / manifestação por meio de Instrução Normativa, sem necessidade de aprovação de MJ ou MGI.

Devido ao curto tempo para discutir sobre os temas inerentes a categoria, o presidente reiterou que o pedido do SinpecPF para obter agenda ainda aguarda deferimento por parte da direção da PF e aguardamos agenda após seu o retorno ao DF.
A expectativa da entidade é que a partir da aproximação com esta direção o projeto NOVAPF80 aproxime a categoria do órgão de maneira que ela possa colaborar e pontuar todos os tópicos controversos prejudiciais ao PECPF e, claro, contribuir para a construção de uma PF ainda melhor. Além do mais, a entidade aguarda agenda com o MJSP e o MGI para tratarem particularmente sobre os pontos que competem a cada órgão.