O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos (SINPECPF) está convocando para a próxima segunda-feira (3) uma reunião com todos os representantes estaduais. O encontro, que acontecerá em Brasília, tem por finalidade repassar informações sobre as atividades do GT, Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG) para  revisar o Plano Especial de Cargos, e definir novas estratégias para agilizar as negociações que vão definir a proposta de reestruturação.

O SINPECPF já iniciou esse trabalho fazendo gestões junto ao Ministério da Justiça e lideranças políticas. Nesta quarta-feira(29), o GT/SINPECPF se reuniu com o chefe de gabinete do ministro Tarso Genro, professor Ronaldo Teixeira da Silva, para cobrar uma posição do Ministério da Justiça.

Ele esteve reunido na última segunda-feira com a bancada governamental do GT, formada por representantes do Departamento de Polícia Federal e do MPOG. Segundo o chefe de gabinete, não foi fechada uma proposta governamental para ser apresentada no próximo dia 3, conforme estabeleceu o Ministério do Planejamento, na semana passada, ao dar por encerrados os estudos técnicos de revisão do PECPF.

Teixeira disse que o Ministério da Justiça sugeriu que o GT se reúna novamente na próxima segunda-feira para buscar consenso nos pontos divergentes. Após essa reunião será fechado um relatório das atividades do grupo, apontando as questões consensuadas e as que apresentam divergências.

“Precisamos de um documento claro com as posições, mesmo que haja divergências, para depois iniciar as negociações”, ressaltou. O chefe de gabinete do ministro da Justiça disse estar confiante na possibilidade de ocorrer avanços na próxima reunião do GT.

O professor Ronaldo Teixeira disse que o ministro Tarso Genro está determinado a resolver a situação dos servidores do Plano Especial de Cargos e que se trata de uma orientação do presidente Lula, que cobrou dos Ministérios da Justiça e do Planejamento solução para o problema.

A presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, lembrou que prazo para fechamento das atividades do GT se esgotaria nesta sexta-feira(31). Segundo ela, a falta de uma proposta concreta para apresentar a categoria tem aumentado o clima de insatisfação.

Hélia Cassemiro informou que irá ouvir os representantes das bases e definir encaminhamentos para concretizar o mais rápido possível a reestruturação do PECPF.

Comunicação Social/SINPECPF

Foto: Andréa Viegas