Mesmo com o cancelamento da paralisação, devido à antecipação da audiência no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) para o próximo dia 15, a categoria se mantém mobilizada e continua acompanhado as negociações em Brasília e nos Estados. A diretoria executiva do SINPECPF permance realizando reuniões com parlamentares a fim de agilizar o encaminhamento do projeto de reestruturação ao Congresso Nacional.

Os contatos entre a diretoria do SINPECPF e os parlamentares evidenciam o expressivo apoio aos servidores do PECPF. O exemplo está no envio de ofícios e pedidos de informações aos Ministérios da Justiça, Planejamento e à Casa Cilvil, pelos deputados federais: Ciro Gomes – PSB/ CE , Luciana Genro – PSOL/RS, Márcio Junqueira – DEM/RR e Rodrigo Rollemberg – PSB / DF. Os senadores Tião Viana – PT/AC e Sibá Machado – PT/AC, também reforçaram o encaminhamento da reestruturação do PECPF para o Congresso.

Os discursos dos senadores: Mão Santa – PMDB/PI, Romeu Tuma – PFL/SP e Geraldo Mesquita Júnior – PMDB/AC ressaltaram a importância da reestruturação do PECPF pelas atribuições relevantes que estes servidores desempenham na Polícia Federal. Seus discursos conclamavam o Governo a tomar medidas urgentes para a concretização do projeto de reestruturação da categoria. De acordo com os discursos, era inadmissivel para os parlamentares que a PF chegasse ao ponto de ter que cogitar uma paralisação devido à morosidade do Governo em concluir essas negociações.      

Pronunciaram-se também no Senado, Marco Maciel – DEM / PE, Heráclito Fortes – DEM / PI e  Paulo Paim – PT/RS. Os senadores reforçaram as justas reivindicações dos servidores do PECPF. Os senadores Sérgio Zambiasi – PTB / RS e Romero Jucá – PMDB/RR, líder do governo no Senado, fizeram gestões diretas junto aos Ministérios para intermediar as negociações da reestruturaação do PECPF. Zambiasi assumiu um papel decisivo no intermédio das relações entre a categoria e o governo. Sua atuação influenciou nas negociações para que a reunião do dia 17 de maio fosse antecipada para o dia 15.  

“Por todo o trabalho junto aos parlamentares, com  a participação efetiva das Representações Estaduais e com a categoria mobilizada conseguimos avançar para o início dos trabalhos técnicos da reestruturação, conseguimos também romper com as  resistências do governo. Estamos avançando e não podemos dar nenhum passo errado. Precisamos unir, mais ainda, as nossas forças para seguirmos ir em frente e alcançarmos nossos objetivos”,  Hélia Cassemiro, presidente do SINPECPF .