No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Com o passar dos anos, assistindo a ascensão das mulheres no cenário político econômico, entender o sentido de um dia dedicado exclusivamente a elas fica cada vez mais complicado, e isso é algo bom. Sinal de que os dias em que a mulher não tinha voz ativa na sociedade ficaram no passado. Mas mesmo com todo o progresso, a plena igualdade ainda não foi atingida, por teimosia de machistas que não se dão conta de que fragilidade não vem do sexo, mas das ideias.

É difícil acreditar que há alguns anos a mulher sequer possuía direito a voto. Trabalhar então era visto como capricho intransigente, algo socialmente condenável. Felizmente, houve mulheres que ousaram enfrentar os julgamentos de sua época, construindo um novo papel para elas na sociedade. No serviço público, o pioneirismo coube à Joana França Stockmeyer, que, em 1882, ingressou nos quadros da Imprensa Nacional para fazer história.

Antes território quase restrito de homens, a Polícia Federal também viu crescer o número de mulheres em suas fileiras ao longo dos anos. Além do toque feminino, elas trouxeram consigo muita competência e disposição para o trabalho. No Plano Especial de Cargos, diversas colegas mostram, dia após dia, que a mulher está apta a assumir toda e qualquer função com tanta ou mais competência que seus pares do sexo oposto.

Lembrar as conquistas da mulher é o que motiva este Dia Internacional da Mulher. O preconceito diminuiu, mas ainda existe, e a luta deve, portanto, continuar. Olhar para o passado em busca de inspiração é uma boa estratégia para focar as próximas conquistas. Por isso, o SINPECPF parabeniza todas as mulheres do PECPF! Aproveitem o dia, tendo a certeza de que, graças a vocês, o futuro será muito mais belo e justo.