Há oito anos a rotina da servidora do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, Ivoneide de Lima Oliveira, 52 anos, mudou quando ela começou a praticar atletismo. Mãe de Leonardo, 20 anos, e Lucas, 18, seu dia começa às 5 da manhã com os treinos diários de segunda a sábado. Seu tempo ainda é dividido com a carga horária de trabalho de oito horas e os estudos no período noturno.

Desde 1990,Ivoneide é servidora do Departamento de Polícia Federal (DPF)  e atualmente está lotada no Gabinete da Superintendência Regional do Rio Grande do Norte (GAB/SR/RN).

Em 2000, por ocasião dos Jogos Nacionais de Integração da Polícia Federal (JOIDS) sediado em Natal ela iniciou no atletismo e se apaixonou pelo esporte.

Com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF, a atleta participou no último dia 12 de outubro da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Fez o percurso de 21 km em 2 horas, 24 minutos e 16 segundos obtendo o 99° lugar na classificação feminina na faixa etária de 50 a 54 anos e a 1520° posição na classificação geral entre os 15 mil atletas inscritos.

Segundo Ivoneide “o esporte é dispendioso e o atleta sonha em correr as provas internacionais em outros estados. Às vezes deixamos o sonho para depois. Nem sempre temos condições de comprar passagens para os deslocamentos. Mas como diz Fernando Pessoa: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Vou sempre calçar o meu tênis e correr as maratonas.”

Competições

Especialista em provas de longas distâncias, Ivoneide já participou de várias competições pelo país. “No período entre 2000 e 2008 recebi 22 troféus de primeiro lugar em corridas de rua. Estou sempre competindo nas provas da minha faixa etária. Participo de corridas de rua e provas internacionais como, por exemplo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, Brasília, João Pessoa, Belo Horizonte, Curitiba, entre outros estados”, afirma a atleta.

Ao longo desses anos ela participou de nove meias maratonas. Competiu também nos circuitos de corrida do estado do Rio Grande do Norte. Tais como: GAC/Exército, Polícia Militar, Correios, Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros e Fuzileiros Navais.

A corredora aproveita as oportunidades em que está a trabalho pelo DPF em outros estados para buscar informações sobre competições. E, quando possível faz inscrições para participar das provas.

“Tenho várias medalhas em corridas realizadas no Distrito Federal. Disputei a Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros, a Corrida da Bandeira, a Meia Maratona Internacional do DF, a Corrida da Independência, e a Corrida da Mulher”, relembrou Ivoneide.  

A atleta dedicou oito meses aos treinos para a edição desse ano do JOIDS, realizado em Fortaleza. “Fui medalha de ouro nas provas de 800m, 1500m e medalha de bronze nos 5 km, na competição da minha faixa etária. Estou feliz porque o atletismo mudou minha vida, minha saúde e alguns hábitos, principalmente, os alimentares. Quanto às medalhas são várias e já perdi as contas”.

Ivoneide também participou das Olimpíadas Nacionais do DPF em Natal (2000), Salvador (2004) e Fortaleza (2008). Além dos II Jogos de Integração do DPF no Nordeste – JOINES, realizado na cidade de Fortaleza, em 2001 e no III JOINES que aconteceu na Paraíba, em 2004. 

Veja mais uma foto da atleta.