O presidente norte-americano, George W. Bush, chega hoje a São Paulo sob forte esquema de segurança que mudará a rotina da cidade. Uma operação especial com tropas do Exército e das polícias civil, militar e federal foi montada para recepcionar o presidente dos EUA em sua primeira visita oficial à capital paulista.

A previsão é que 4.000 homens participem da segurança, entre bombeiros, guardas civis metropolitanos, policiais rodoviários e soldados do Exército.

Bush desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo) por volta das 18h e terá a escolta de pelo menos 300 policiais que fazem sua segurança pessoal.

A Polícia Militar de São Paulo também colocará 1.000 homens, 300 veículos –entre carros, motos e veículos pesados–, além de 24 cavalos para cuidar da segurança de Bush.

A PM vai ficar responsável pelo policiamento do hotel onde o americano ficará hospedado –provavelmente o Hilton Morumbi–, pelas visitas de agenda, e segurança dos deslocamentos e do aeroporto.

A Polícia Civil de São Paulo disponibilizará 300 homens, 50 viaturas, uma delegacia móvel, além de seis atiradores de elite.

Para a segurança da primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, também serão alocados homens da 1ª Delegacia de Proteção de Dignitários da Deatur. A equipe ficará responsável pela checagem de todo o credenciamento, além de cuidar da segurança da primeira-dama.

O Comando de Operações Táticas da Polícia Federal do Distrito Federal reforçará a segurança em São Paulo durante a visita do presidente norte-americano.

Conhecida como a tropa de elite, a equipe ficará na cidade à disposição da PF de São Paulo durante os dias da visita do presidente.

Chegada

Bush deverá desembarcar por volta das 18h no aeroporto de Guarulhos, onde será recepcionado pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL).

O trajeto do aeroporto até o hotel deve ser feito de carro. O trânsito nas ruas e avenidas onde a comitiva presidencial for passar deverá ser interditado, assim como já é feito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já tem detalhes do esquema de trânsito, mas não vai divulgar.

Manifestação

Uma manifestação programada para amanhã à tarde contra a visita do presidente norte-americano deverá complicar ainda mais o trânsito na região da avenida Paulista, entre a praça Oswaldo Cruz e o Masp (Museu de Arte de São Paulo). A organização do protesto espera reunir cerca de 15 mil pessoas, entre estudantes, sindicalistas, sem-terra e políticos.

O Comando da PM em São Paulo não confirmou se houve algum pedido por parte das autoridades para reforçar a segurança na região da Paulista. Porém, se houver necessidade, aumentará o efetivo na região.

da Folha Online