O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse durante reunião realizada na noite desta quarta-feira, dia 18, com representantes das principais entidades que reúnem servidores públicos federais, entre elas o SINPECPF, que está mantido, pelo menos por enquanto, o cronograma de reajustes salariais firmados com as categorias no ano passado.

“A orientação do presidente Lula é de manter os compromissos com os servidores”, disse Bernardo. No entanto, o ministro afirmou que o governo federal está preocupado com a queda de receita, em decorrência da crise internacional da economia. Nesse sentido, o governo vai anunciar, ainda esta semana, uma série de medidas que prevêem cortes no orçamento.

A presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, disse, durante a reunião, que o Grupo de Trabalho no âmbito do MPOG deve concluir imediatamente a reestruturação do PECPF para que seja, então, realizado o concurso público para a Polícia Federal. Hélia disse que a crise econômica internacional enseja um modelo de gestão que não admite desvios de funções, como ocorre atualmente na instituição policial, o que acaba por onerar a administração pública e não contribui para o cumprimento da missão institucional da PF.

                        

Hélia Cassemiro disse que o governo também precisa avançar em outros temas com os servidores públicos, como o reajuste do Vale-Alimentação, a implantação de uma data-base para o reajuste salarial dos servidores, o reajuste da participação institucional nos Planos de Saúde e efetivação do mandato classista, para que os dirigentes sindicais tenham melhores condições de se dedicar aos interesses das categorias.

Às entidades, Bernardo disse que não serão cortados investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programas sociais e educacionais, além dos compromissos já assumidos com os servidores públicos federais

Participaram da reunião, além do SINPECPF, representantes de entidades como a UNAFISCO, o SINAIT, a CUT, o CONDSEF, a FASUBRA, a FENAFISP, a FENAPRF, o SINTBACEN, o SINDIRECEITA e a ANFIP, entre outros. Também estiveram presentes o secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, o secretário-executivo do MPOG, João Bernardo, e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).