Prezado(a) colega,

É com muito prazer que entrego em suas mãos cópia do Relatório Financeiro referente à gestão do SINPECPF realizada pela Diretoria-Executiva Nacional que comandou o sindicato durante o período de 2006 a 2009. O trabalho anexo foi elaborado pela empresa H&G – Escritório de Contabilidade Ltda., atual responsável pela contabilidade de nossa instituição sindical.

Destaca-se deste primoroso trabalho de aferição de contas realizado pelo referido escritório de contabilidade o fato de que a equipe por ele responsável considerou que a administração conduzida por Francisca Hélia Leite Carvalho Cassemiro, em conjunto com o diretor financeiro Eugênio Moreira Filho, geriu os recursos financeiros do sindicato com qualidade e de forma transparente.

Tal constatação nos enche de alegria, pois, além de condizer perfeitamente com a verdade, atesta a seriedade de nossa gestão, bem como a solidez dos projetos executados e encaminhados, que ainda hoje florescem para dar frutos que em breve serão colhidos por todos os servidores do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal.

Foram quatro anos de lutas pautadas pela melhoria das condições de trabalho e pela valorização de nossa categoria. Todos os recursos recolhidos pelo sindicato durante o período foram investidos nesse propósito, como se depreende das informações anexas. São despesas com funcionários para o sindicato, com o intuito de melhorar o atendimento ao filiado; assessorias profissionais, para a realização de trabalhos especializados, como, por exemplo, o auxílio prestado por advogados; viagens de membros da diretoria e representantes estaduais, visando fortalecer a atuação nos estados e unir a categoria em torno de nosso propósito; bem como outras decorrentes das previamente citadas.

Acreditamos em nosso trabalho, tomamos as rédeas da situação e seguimos norteados pelo que defendíamos. Não medimos esforços para abrir as portas necessárias para que os projetos vingassem. Agraciamos, com brindes oferecidos pelo sindicato, autoridades e servidores que ocupavam posições estratégicas durante nossas negociações. Percebemos que estas atitudes de diplomacia, cordialidade e cortesia favoreciam a abertura dos espaços de negociação, gerando um clima de empatia para o alcance dos nossos interesses. Assim, conseguimos viabilizar agendas de reuniões, antecipar prazos, conquistar a simpatia de parlamentares e chefes de importantes pastas do governo deixando a marca do SINPECPF por vários gabinetes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Também consideramos importante agraciar nossos servidores – companheiros de luta diária – com brindes do SINPECPF, como camisetas, bonés, estojos, garrafas, entre outros, a fim de fortalecer a identidade de classe. Esses pequenos gestos colaboraram significativamente no fortalecimento de nosso espírito de corpo, dando unidade à categoria em momentos decisivos, tais como em nossas manifestações e paralisações, nas visitas ao Congresso Nacional, ou na grande marcha rumo ao Palácio do Planalto, que objetivou pressionar a administração e os entes governamentais na defesa dos nossos projetos.

Ressalta-se também o competentíssimo trabalho desempenhado pelo Conselho Fiscal eleito para o triênio 2007/2009. Os colegas Elisabete de Almeida Marighella, Zilton Antonio da Silveira e Francisco Marlei de Sousa realizaram análises de nossos balancetes com extrema competência, sempre preocupados em tornar o trabalho o mais transparente possível. Durante o desempenho de suas funções, três ressalvas foram realizadas, todas referentes ao ano de 2009, relativas a despesas com alimentação cujos valores são R$ 798,05 – R$ 350,00 – R$ 372,00. As ressalvas aconteceram em função das notas fiscais apresentarem incompatibilidade de data. Contudo, acreditamos que tenha havido um equívoco na emissão das notas, visto que o preenchimento era feito manualmente pelo proprietário do estabelecimento e é possível que tenha havido falha. Estamos comprometidos em equacionar a questão, pois temos absoluta certeza de que as despesas foram realizadas em prol das atividades do sindicato.

Por fim, informo que os demais esclarecimentos que se fizerem necessários poderão ser prestados durante a Assembléia Geral Ordinária, convocada para o próximo dia 18 de março, às 10 horas, no auditório do INC/DITEC/DPF, Setor Policial Sul- Brasília – DF e nas Superintendências dos demais estados. Esperamos contar com a participação expressiva de todos os filiados para que todas as dúvidas sejam sanadas.

É com muita satisfação que encerro esse compromisso com a categoria de forma transparente e respeitosa, com a certeza de que os objetivos foram cumpridos e de que os resultados do trabalho empenhado estão sendo alcançados.

Atenciosamente,
Hélia Cassemiro