A Polícia Federal e a Polícia Militar do Rio de Janeiro realizam, desde o começo da manhã de hoje, uma grande operação para prender policiais militares fluminenses suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. O trabalho foi deflagrado no início da manhã desta sexta-feira e, até as 10h, resultou na prisão de 33 policiais. No total, 77 mandados de prisão devem ser cumpridos.

A maior parte das prisões estaria relacionada a policiais envolvidos com o tráfico de drogas. A polícia ainda não confirmou se entre os detidos estão integrantes do chamado “Comando Azul”.

O grupo, supostamente formado por PMs, vem atuando principalmente na zona oeste do Rio expulsando traficantes de favelas e assumindo o controle das comunidades carentes. O “Comando Azul” cobraria taxas dos moradores em troca de proteção policial.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson de Aguiar, acompanha a operação. Ele foi até o batalhão de Bangu, na zona oeste para cumprir 40 mandados. Outras equipes de policiais federais estão cumprindo mandados de prisão em vários bairros da cidade.

A operação, denominada Tingüi envolve dezenas de agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência do Rio de Janeiro. Os policiais federais saíram da sede do órgão, na praça Mauá, em vários carros oficiais e veículos descaracterizados.

Ernani Alves / Direto do Rio de Janeiro

Redação Terra