Relatório entregue à Justiça afirma que Paladino e Lepore desligaram equipamentos por 50 minutos

Em relatório entregue ontem à Justiça Federal, a Polícia Federal acusa os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino como os principais responsáveis pelo choque entre o Legacy, da ExcelAire, e o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas, em 29 de setembro. Para o delegado Ramon de Almeida, os pilotos atuaram com negligência em parte do vôo entre São José dos Campos (SP) e Manaus.

O delegado sustenta que os dois pilotos voaram com o transponder e o TCAS (sistema anticolisão) do jato desligados por mais de 50 minutos. Para Almeida, se os dois equipamentos estivessem funcionando os aviões não teriam se chocado.

Diferentemente do que se esperava, Ramon de Almeida ainda não indiciou os controladores de vôo que atuavam no dia do desastre. A conclusão sobre a negligência dos pilotos decorre do cruzamento de informações entre os diálogos da tripulação registrados nas caixas pretas e os dados registrados pelo serviço do controle aéreo.

Pelas informações da polícia, o transponder e o TCAS do Legacy permaneceram desligados desde a passagem do jato por Brasília até a choque com o Boeing, ao norte do Mato Grosso. O transponder indica a altitude exata e o TCAS desvia o avião de alvos.

Depois do choque, um dos pilotos teria comentado que os dois aparelhos estavam desligados. Até então, a polícia e a Comissão de Investigação da Aeronáutica diziam apenas que os dois aparelhos estavam inoperantes. Ou seja, poderiam ter sofrido uma pane por problemas técnicos. Essa hipótese foi descartada.

“Os diálogos dos pilotos são esclarecedores”

“O equipamento (transponder) só foi ligado cerca de dois minutos após o choque, sendo então captado pelos radares”, diz o relatório. Mas a suposta negligência dos pilotos não exime os controladores de vôo de responsabilidade. Pelo menos dois deles serão indiciados nos próximos dias, se a Justiça Federal autorizar a PF a aprofundar as investigações.

– Os diálogos dos pilotos são esclarecedores sobre as circunstâncias do vôo do Legacy – afirmou o superintendente da PF em Mato Grosso Daniel Lorenz. Os diálogos são mantidos em sigilo por ordem judicial.

Os pilotos americanos foram indiciados no último dia 8 pelo crime de expor a perigo uma embarcação ou aeronave culposamente (sem intenção), agravado pela morte. O delegado Ramon de Almeida ainda vai ouvir outros controladores.

O Globo