Os servidores administrativos da Polícia Federal (PF) realizaram passeata hoje (27) do edifício sede até o Palácio do Planalto. Eles reivindicam reestruturação do Plano de Cargos e Salários e a realização de concurso público para contratação de novos funcionários.

A passeata é parte do calendário de greve por tempo determinado, que teve início ontem (26) e se encerra amanhã (28) com uma assembléia geral. Desde junho os agentes administrativos realizam mobilizações periódicas, com as mesmas reivindicações.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), Hélia Cassemiro, existe uma defasagem de 3 mil servidores administrativos na PF e, em decorrência disso, muitos agentes são removidos para funções administrativas, o que prejudicaria o trabalho da corporação.

“Estamos parando com a emissão de passaportes e o registro de porte de armas. O recadastramento se encerra no dia 2 e até agora nem 20% das armas foram registradas”, disse a presidente do sindicato.

A agente administrativa Flora Mesquita Garcia, que também participou da passeata, reclamou da desigualdade de tratamento entre os funcionários administrativos e os policiais federais. “A PF tem um grande reconhecimento da sociedade, só que na PF não existem apenas policiais – também existem agentes administrativos, que fazem trabalhos importantes, porque nós cuidamos da estrutura da PF”, explicou.

Fonte: Jornal da Mídia