A reunião técnica no Ministério instalará o grupo de trabalho do processo de reestruturação

A reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira, 26, no Ministério da Justiça entre a Diretoria do Sindicato Nacional dos Servidores de Cargos Especiais da Polícia Federal (SINPECPF), o chefe de gabinete do ministro Tarso Genro (Justiça), Ronaldo Teixeira, o Coordenador Geral de Negociações e Relações Sindicais do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Idel Profeta Ribeiro e também, o Senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), mediador do encontro, resultou num comprometimento do MPOG em marcar até às 17h desta quinta, a data da reunião em que será instalado o grupo de trabalho de reestruturação dos servidores do PECPF.

Conforme acordado, o contato com a presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, foi feito antes mesmo das 17h. O coordenador do MPOG sugeriu que a audiência no Ministério se realizasse no dia 17 de maio, às 16h, mas, segundo a presidente do Sindicato, a categoria não aceitou a sugestão e exigiu que a reunião no MPOG seja agendada para a próxima semana. “Caso o Ministério antecipe a reunião para a semana que vem, sairemos do estado de greve e daremos início aos trabalhos no projeto de reestruturação. Se não houver acordo, continuaremos com a paralisação”, afirmou Hélia Cassemiro.

No início da reunião no Ministério da Justiça, o chefe de Gabinete, Ronaldo Teixeira, ressaltou por diversas vezes o contrangimento por que passa o Ministério diante da atitude dos servidores em aderirem à paralisação. Ele afirmou ainda que em momento algum, priorizou a categoria dos policiais federais -– que reivindicam um aumento de salários – em detrimento dos administrativos e que tudo está sendo visto simultaneamente. Além disso, Teixeira destacou a conquista do SINPECPF em conseguir antecipar a reunião no MPOG, inicialmente marcada para o dia 24 deste mês e depois, adiada para o próximo dia 30.

O Senador Sérgio Zambiasi – PTB / RS, intermediando entre as duas partes na reunião – SINPECPF e Governo –, ressaltou o sentimento de frustração que foi refletido na base da categoria dos servidores administrativos da PF quando houve o adiamento da reunião agendada no MPOG para o último dia 24. O Senador indicou então, que houvesse a retomada das negociações. Em concordância com Zambiasi, o coordenador do MPGO, Idel Profeta Ribeiro, afirmou a possibilidade de repactuar as relações.

Num desabafo emocionado, a diretora de Assistência Social do SINPECPF, Pauleana Martins Nunes, ressaltou todas as necessidades da categoria, reafirmando a demora na tomada de decisões por parte do MPOG. Além disso, a presidente do SINPECPF cobrou atitudes mais práticas e mais concretas do governo, e, respondeu ao representante do MPOG que a paralisação está condizente com a realidade, quando a reunião da última terça-feira no Ministério do Planejamento, foi adiada para o dia 30.

Em réplica, Idel Ribeiro alegou que a demora na retomada das negociações se deve ao recente fechamento do corpo ministerial. O coordenador Geral de Negociações e Relações Sindicais do MPOG ressaltou ainda, que pôde conferir as quatro entradas do projeto de reestruturação dos servidores administrativos da PF no Ministério. Diante disso, com os pedidos do Ministério da Justiça e da diretoria do SINPECPF, Idel Ribeiro firmou em nome do Ministério, o compromisso de agendar a reunião técnica no MPOG em que será instalado o grupo de trabalho que vai dar início ao processo de reestruturação da categoria.

Enquanto isso, Hélia Cassemiro, presindente do SINPECPF, confirma a continuação do estado de greve por 48 horas, que teve no primeiro dia, uma adesão de mais de 90% dos servidores administrativos da PF em todo o país.