O relatório anual do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre a situação mundial da infância, que será divulgado hoje, mostra que o País avançou, mas perdeu posições para outras nações mais pobres com relação à mortalidade infantil. O Brasil está em 86º lugar em uma lista de 190 países – ante a posição de 88º no ano passado.

De acordo com o estudo, a cada mil crianças brasileiras com até cinco anos, 33 morrem antes de completar essa idade. No ranking anterior, a proporção era de 34 para mil. Este é o quinto ano consecutivo que o País perde pontos, sendo que, desde 2003, já perdeu sete posições.

A queda do País na classificação geral é explicada pelo avanço de dois pequenos países: Belize, na América Central, e as Ilhas Salomão, que hoje ocupam a posição que foi do Brasil três anos atrás.

Na América Latina, por exemplo, o País está em 15º lugar entre as 21 nações. A maior economia da América Latina fica atrás de El Salvador e República Dominicana, e muito longe de Argentina, Uruguai e Chile.

Redação Terra