Sabe aquele clichê de que a vida anda cada vez mais corrida? A colega aposentada Irani de Castro sabe bem como é isso, mas não reclama. Sua receita pessoal para enfrentar o estresse dos dias atuais é até inusitada: contra a correria, correr! “O atletismo é minha paixão, corro com o coração”, revela a atleta que teve participação de destaque durante o World Police & Fire Games 2011, realizado na cidade de Nova York, onde conquistou seis medalhas para a Polícia Federal.

Irani se tornou corredora logo quando ingressou na Polícia Federal, em 1979, mas a paixão pelo atletismo começou quando ela era somente uma menina que vibrava com as competições a que assistia pela televisão. No princípio, correr era um hobby e a preocupação era com a saúde e o bem estar. Mas com os primeiros pódios conquistados, Irani tomou gosto pela competição. “Tento me inscrever em todas as competições possíveis e guardo pelo menos umas quinhentas medalhas em casa”, conta a corredora.

Apesar de tantos resultados positivos, Irani afirma que não continua correndo pensando em pódios ou recordes. “Não entro em uma competição pensando somente na vitória. Tento dar o melhor de mim. O resultado é consequência”, explica. A especialidade de Irani são as provas de médio fundo, com distâncias entre 800 e 5.000m.

O esforço para dar o melhor de si a cada prova faz com que, dentre os resultados obtidos em Nova York, Irani valorize de forma especial uma medalha de bronze, conquistada na prova de 800m rasos. “Sempre digo que esta medalha é de bronze, mas com gosto de ouro”, brinca. “Foi uma prova extremamente disputada e só cheguei ao terceiro lugar nos metros finais. Foi uma vitória pessoal”, esclarece.

Para seguir vencendo nas pistas, Irani treina de duas a três vezes por semana, aumentando o ritmo nas vésperas de competições. “Dois meses antes das competições eu procuro treinar seis vezes por semana, descansando somente nos domingos”, explica a atleta. Na opinião dela, a oportunidade dada pela Direção-Geral ao estender a prática desportiva para os servidores administrativos deve ser aproveitada por todos. “O esporte é complemento para a vida”, enaltece.

Após as conquistas em Nova York, Irani está agora focada nos Joids, que serão disputados em João Pessoa – PB, em outubro. Lá, nossa colega atleta pretende disputar não somente as provas de atletismo, mas também competições de sinuca e dominó. “O atletismo é minha paixão, algo que levo a sério. Mas gosto de outros esportes e quero me divertir ao máximo durante os jogos”, revela.

Confira abaixo os resultados obtidos pela colega Irani durante o World Police & Fire Games 2011:

  • Medalha de ouro nos 5.000m Grand Master (B) e na prova de Revezamento 4x400m, correndo ao lado das colegas policiais Leontina Souza, Vera Oda  e Marlene Caetano (BA);
  • Medalha de prata nas provas dos 400m e no Revezamento 4×100, prova na qual competiu ao lado das policiais Vera Oda e Marlene Caetano e Agrair Fantinati.
  • Medalha de bronze nas provas de 800 e 1.500m rasos.