Mais uma rodada de trabalhos técnicos da reestruturação do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal foi realizada nesta quinta-feira, 28, dentro das atividades no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).  Na terceira reunião do GT a equipe técnica do MPOG apresentou dois modelos de reestruturação de carreiras do serviço público com objetivo de traçar um parâmetro e estabelecer um conceito uniforme de carreira a fim de nortear o trabalho da reestruturação do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal. 

O primeiro modelo apresentado foi o da carreira dos servidores do INSS, o outro foi da carreira de Diplomata, do Ministério das Relações Exteriores. Ambas continham conceitos, modalidades, finalidades e desenvolvimentos dessas carreiras, além de informações sobre recomposição e avaliação do desempenho individual e institucional dos servidores.

A delegada, Luciana do Amaral, que compõe a bancada governamental no GT, também fez uma exposição da situação do Plano Especial de Cargos na estrutura da Polícia Federal. Os dados apontaram o contingente de servidores que existe atualmente na atividade meio da PF e a necessidade do órgão pela contratação de mais servidores por concurso público.

Os números apresentados informaram também a quantidade e servidores ativos e aposentados, que hoje conta com 4.412 no quadro geral do órgão. Luciana do Amaral enfatizou a questão da evasão que vem ocorrendo. Segundo ela o DPF perdeu, desde o último concurso, 33% dos servidores da carreira de apoio e isso compromete a atividade finalística do órgão, uma vez que o contingente de servidores do Plano Especial de Cargos é inferior ao número de servidores da carreira policial. Por contada conseqüente evasão o PECPF representa hoje 25% do quadro de pessoal da Polícia Federal.

Para a presidente Hélia Cassemiro os dados apresentados só confirmam o que o SINPECPF vem tornando público sobre a realidade dos servidores do Plano Especial de Cargos, reforçando assim, as reivindicações defendidas junto ao MPOG. Na próxima reunião, agendada para o dia 5 e julho, será iniciada a segunda fase do processo com a análise dos dados apresentados. “A reestruturação no MPOG está avançando, a expectativa é de iremos cumprir o calendário dentro do prazo” avaliou Hélia Cassemiro.

Participaram da reunião da bancada governamental: Idel profeta Ribeiro-Coordenador de Relações Sindicais e a equipe técnica do ministério composta por Elizabeth Muniz, Simone Velasco, Antonio José da Costa e Cláudio Braga; o Agente Administrativo Thales Viana da Cunha  e a delegada Luciana do Amaral – Delegada – CRH/DPF.

Dos integrantes do GT, formados por membros da diretoria do SINPECPF e da base da categoria participaram do encontro: Hélia Cassemiro – Administrador/Presidente/SINPECPF, Joana Carvalho – Médica/vice-presidente/SINPECPF, Pauleana Martins – Assistente Social/diretora de Assistência Social/SINPECPF, Eugênio Moreira – Administrativo/Diretor Financeiro/SINPECPF, Gilson Matilde – Técnico de Assuntos Educacionais/ANP, Josias Rodrigues Alves – Administrador/DPP/CPLAM/DLOG e Márcio Vaz da Silva – Agente Administrativo/COAD/DLOG.

Comunicação Social – SINPECPF

 Foto: Socorro Viana