O governo federal vai parar durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Os servidores serão dispensados às 14h, duas horas antes do apito inicial.

Até o final da semana, o governo irá editar uma medida determinando que os cerca de 500 mil trabalhadores da administração federal trabalhem sem pausa nem mesmo para o almoço, entre as 8h e as 14h. A partir deste horário, serão dispensados.

Na primeira fase, o Brasil tem dois jogos em dias da semana: no dia 13, terça-feira, contra a Croácia, e dia 22, quinta-feira, contra o Japão. Ambos começam às 16h. Se a seleção avançar e tiver novos jogos durante a semana, o esquema se repetirá. Apenas serviços essenciais, como os relacionados a saúde e segurança pública, funcionarão.

A Câmara e o Senado já decidiram transferir suas sessões deliberativas da tarde para a da manhã nos dois dias. Mas os plenários ficarão abertos para debates durante as partidas, e os servidores não serão dispensados -deverá haver plantão.

Entre os tribunais sediados em Brasília, alguns já decidiram pelo meio expediente, outros tendem a adotá-lo.

Os servidores do Tribunal Superior Eleitoral irão trabalhar das 8h às 14h. No Tribunal Superior do Trabalho, a jornada irá de 7h a 14h.

Já o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça ainda não oficializaram a opção pelo meio expediente.

A presidente do STF, Ellen Gracie Northfleet, queria inicialmente manter os servidores no local de trabalho durante os jogos, estimulando-os a levar televisores, mas na semana passada passou a cogitar o horário especial.

Ao consultar os colegas sobre a questão, informalmente, os outros ministros mostraram simpatia pela liberação dos servidores.

FÁBIO ZANINI E SILVANA DE FREITAS da Folha de S. Paulo