Buscando homenagear as entidades de classe de todas as categorias da Polícia Federal e comemorar o Dia do Policial Federal foi realizada cerimônia na tarde do dia 17 de novembro, no auditório Alcioni Serafim de Santana, no edifício-sede do DPF, em Brasília.

A presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos – SINPECPF, Hélia Cassemiro, esteve presente ao evento e foi convidada para participar da composição da mesa de honra da solenidade.

Participaram também o Diretor-Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e os presidentes da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF, Octávio Brandão Caldas Netto e da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Marcos Vinício de Souza Wink, e o presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal – ADPF, Marcos Leôncio de Sousa Ribeiro.

Durante o seu discurso o Diretor-Geral disse que todos os servidores da Polícia Federal estão sendo homenageados neste dia. “Estamos buscando a união plena, para a melhoria da instituição. Pois temos que dar continuidade à história da Polícia Federal e prepará-la para o futuro, inclusive por conta da credibilidade que a PF ganhou nos últimos tempos. Fica aqui o meu reconhecimento e o agradecimento aos colegas para ser repassado às entidades de classe”, afirmou Luiz Fernando Corrêa.

Para a presidente Hélia Cassemiro a data é especial para a instituição e para a sociedade. “Nos últimos anos, o DPF deu um salto de qualidade nas suas ações, fato que se tornou notório. A Polícia Federal é uma entidade composta por vários profissionais de diferentes cargos. O que não deve significar que é uma instituição dividida, ao contrário, é um sistema composto por várias partes interdependentes, ou seja, uma parte só funciona com a outra. Por trás de cada grande feito da Polícia Federal há a figura de um profissional do Plano Especial de Cargos da PF, que dá suporte, estrutura e apoio ao Policial Federal na sua missão.”

Hélia afirmou que os colegas policiais federais terão muito mais a comemorar nesta data na medida em que a Polícia Federal esteja melhor estruturada, pois assim poderão exercer exclusivamente suas funções.

“Isso passa pela reestruturação dos cargos do PECPF, com a definição das suas atribuições e cargos. Somente assim, o servidor policial poderá exercer plenamente as suas relevantes atribuições. É na busca incessante da Polícia Federal do futuro idealizada pelo nosso Diretor-Geral que aproveitamos a oportunidade para colocar nossa reivindicação recorrente: termos uma Polícia Federal altamente profissionalizada, onde cada servidor desempenhe de fato o papel para o qual ele foi designado”, declarou a presidente do SINPECPF.

(Foto: EPF/Souza/DCS)