Arquivistas da Polícia Federal participam essa semana do 1º Encontro Nacional das Comissões Descentralizadas de Avaliação de Documentos – ENCAD, no auditório do INI no Setor Policial Sul, em Brasília, para receber capacitação na classificação e guarda de documentos do Departamento de Polícia Federal. A presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, participou da abertura nesta terça-feira, 15. O sindicato ofereceu um coffe break aos participantes.

O encontro foi organizado pela chefe do Arquivo Central do DPF e presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, Tânia Maria Sousa Lopes, que convidou especialistas em arquivologia para proferir palestras. O evento tem como objetivo o aperfeiçoamento da guarda e recuperação de documentos do órgão como também difundir dentro da PF a necessidade de implantação de arquivos documentais em todas as SRs.

“Nesse curso estamos reforçando um trabalho realizado anteriormente nos estados, tiramos as dúvidas ainda existentes entre os profissionais; mas um dos nossos maiores objetivos é implantar em todas as Superintendências do país o setor de guarda e recuperação de documentos” explica Tânia Maria. De acordo com ela, ainda é muito precária a forma como são arquivados os documentos da Polícia Federal. “A falta do setor específico prejudica a integridade de toda documentação e dificulta o trabalho dos arquivistas. O documento é público, é a memória do órgão” ressalta.

A CPAD foi criada em 2005 para trabalhar nos arquivos no DPF, hoje a comissão tenta vencer a resistência de algumas SRs em organizar seus arquivos. “Estamos trabalhando para mostrar que a existência dos arquivos é muito importante, e já colhemos alguns resultados, hoje batalhamos para ter um sistema igual do Marinha do Brasil que tornará nosso trabalho bastante eficiente e atenderá toda PF.

O curso é destinado a membros da CPAD de todos os estados que vieram a Brasília exclusivamente para receber a capacitação. Dos participantes, noventa por cento são servidores do PECPF. O encontro se encerra na quinta-feira, 17. O DPF conta com profissionais formados na área de arquivologia para realizar o trabalho. No último concurso foram convocados 10 arquivistas para integrar os quadros da Polícia Federal.

Comunicação Social do SINPECPF