Nessa terça-feira (1º), o diretor-geral telefonou para a presidente do SINPECPF para revelar detalhes da conversa que teve com o ministro Paulo Bernardo na última segunda-feira (31). Segundo Corrêa, a perspectiva é de que a reestruturação saia do MPOG na próxima semana. “Deixei claro ao ministro que essa questão é uma prioridade, e ele se mostrou aberto a negociar uma nova proposta”.  Em relação aos servidores que tiveram seus cargos extintos pelo Decreto nº. 7164/2010, Corrêa expressou otimismo, dizendo acreditar que eles serão incluídos na nova proposta. Apesar disso, o diretor fez um alerta à categoria: “A reestruturação irá acontecer. Porém,também devemos ficar atentos as negociações nas demais esferas de poder, como fizemos com a Lei Orgânica”.

O diretor de gestão de pessoal da PF, Joaquim Mesquita, também esteve no Planejamento na última segunda-feira (31), em reunião com os técnicos responsáveis pela reestruturação do PECPF. Nesse encontro, Mesquita apresentou argumentos para defender que cargos de natureza técnica – como os Agentes de Telecomunicação e Eletricidade, por exemplo – sejam aglutinados em um novo cargo. Segundo o diretor de gestão de pessoal, o Planejamento não se opôs ao pedido. “Eles não viram nenhum impedimento nesse sentido. Portanto, acredito que estes servidores serão contemplados”, revelou Mesquita, também em conversa telefônica com a presidente do SINPECPF.

Vale destacar que o maior empecilho colocado pelo Planejamento na racionalização dos cargos não foi o fato de eles estarem extintos ou não, mas a natureza das atribuições do cargo em si e seus requisitos de ingresso. “O fato dos cargos estarem extintos é uma questão de menor importância para o MPOG. O que realmente precisávamos era demonstrar que outros cargos também poderiam ser englobados no processo”, explicou Mesquita.

De todo modo, vale ressaltar que o SINPECPF já encaminhou Ofício ao diretor de gestão de pessoal pedindo a revogação do Decreto nº. 7164/2010.