DIA DO SERVIDOR PÚBLICO – 28 DE OUTUBRO – É SINÔNIMO DE LUTA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA.

 

Depois da aprovação do Relatório da PEC32 pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados com diversas modificações polêmicas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem optado pela tramitação de outros temas frente ao debate da Reforma Administrativa junto à Casa. O parlamentar tem enfrentado uma verdadeira salada de batata quente diante da pressão popular para a discussão de temas mais relevantes, tais como a diminuição do preço do combustível e a resolução do impasse para a utilização dos precatórios como “fonte de renda” para um novo programa social.

Além dos temas mais urgentes a serem debatidos, Lira tem sofrido maior a pressão dos servidores e entidades sindicais, bem como menor pressão do Governo Federal diante do impacto negativo que a reforma administrativa trará para as eleições de 2022.

O conjunto de polêmicas faz com o que o presidente da Câmara postergue a PEC32 e dê lugar em sua agenda para a discussão da PEC dos Precatórios.

No caso da PEC dos Precatórios, o tema será debatido hoje, dia 21/10, às 14h30 no plenário 8, isso se a reunião não sofrer novo adiamento como ocorreu em situações anteriores.

O que se espera é que os temas de maior urgência popular e a PEC dos Precatórios tomem lugar aos olhos dos parlamentares, possibilitando, assim, que a PEC32 possa ser engavetada e debatida apenas após as eleições de 2022 sob a ótica de um novo congresso eleito.

O comando da Câmara avalia que a PEC dos Precatórios tem tomado maior peso e se tornou mais favorável do que o encontrado para a aprovação da reforma administrativa. Isso fez com que a prioridade da PEC32 tenha perdido lugar na agenda.

Segundo o jornal Valor Econômico, Lira, teria informado a interlocutores que a Reforma Administrativa permanecerá na gaveta até que ocorra mobilização dos setores interessados em aprova-la.

Com a aproximação do Dia do Servidor Público, dia 28 deste mês, espera-se que haja nova mobilização dos servidores públicos e entidades sindicais para pressionar ainda mais os parlamentares para que a PEC32 possa ser enterrada de vez.

A direção do SinpecPF convida a toda a categoria para que no dia do servidor público façam postagens em suas redes sociais e marquem os parlamentares de seus estados.