O segundo vôo da operação de resgate de brasileiros do Líbano chegou hoje, por volta de 6h20, ao Recife, com 150 passageiros, informou o Bom Dia Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), de 5 a 10 pessoas deverão ficar na capital pernambucana. O boeing seguirá depois para São Paulo e Rio de Janeiro. O Itamaraty vai manter o plano de emergência durante esta semana.

Após abastecer e fazer alguns testes de rotina, a aeronave seguirá para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde deverá chegar às 11h30.

Até o final da semana, a Força Aérea Brasileira fará, em dois aviões, quatro viagens à região do conflito para resgatar cerca de 440 passageiros que desejam retornar ao Brasil. A missão de resgate trabalha também para retirar os brasileiros que ainda estão sob risco dos bombardeios. Mais um comboio de ônibus foi destacado para retirar, terça-feira, cerca de 500 pessoas do Vale do Bekaa, região montanhosa que ainda sofre ataques israelenses.

TAM

A companhia área TAM entrou na operação de emergência do governo para resgatar brasileiros que desejam sair do Líbano. Uma aeronave partirá de Damasco, Síria, na próxima quarta-feira, trazendo 225 passageiros, informou ontem o Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o embaixador Everton Vargas, um dos coordenadores do grupo de apoio aos brasileiros no Líbano, a operação não terá custo ao governo brasileiro. Segundo ele, a empresa privada de aviação está disposta a realizar, pelo menos, mais uma viagem de mesmo trajeto. A data, porém, ainda não está definida.

Redação Terra