Colegas Administrativos,

Uma vez que sou candidata ao cargo de Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF –, julgo imprescindível compartilhar algumas informações sobre mim e minha carreira com os colegas filiados ao sindicato.

Meu nome é Leilane Ribeiro de Oliveira, tenho 28 anos e estou lotada – e em exercício – na SR/DPF/AC desde 15 de setembro de 2005. Antes de ter sido nomeada para o cargo de Agente Administrativo do Departamento de Polícia Federal, fui Técnica Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Também atuei como telefonista e auxiliar de informática na própria Polícia Federal, como terceirizada, por quase 03 anos. Trabalhei em diversos setores da Superintendência e, à época, identifiquei-me com o serviço imigratório de atendimento ao estrangeiro e emissão de passaportes, no qual desempenhei minhas atribuições com todo afinco.

Logo que tomei posse, fui designada para o setor de material. Depois, para emissão de passagens e para a SELOG. Em outubro de 2006, tornei-me membro da Comissão Permanente de Licitações, onde estou até a presente data e na qual exerço a função de Presidente desde abril de 2008. É um trabalho do qual gosto e que realizo com prazer.

Ainda ao final de 2006, candidatei-me à representação estadual do SINPECPF Assim procedi por considerar que movimento sindical precisava ser fortalecido no estado. Havia muitas demandas, e eu queria batalhar para que elas fossem atendidas. Minha intenção era motivar os colegas em lutar pelas causas da categoria e cobrar ações dos dirigentes nacionais.

Durante os meses de abril e maio de 2007, estive em Brasília para lutar por melhorias nas condições de trabalho da Polícia Federal acreana. Naqueles dias, o Acre estava em voga na mídia brasileira. Mediante nossa atuação junto a jornais e televisão, a sociedade tomou conhecimento de que existem atividades inerentes à Polícia Federal que não são competências de policias, e que no Acre havia uma grande carência de servidores que realizassem tais atividades. Com isso, cresceu a procura de informações a respeito de um novo concurso. A imprensa se movimentou, questionando a situação. Edvaldo Souza, do programa Gazeta Alerta, até criou um bordão sobre o tema: “Como combater o crime organizado com uma polícia desorganizada?”.

No cumprimento de ordens de serviços e nos cursos e encontros dos quais pude participar Brasil afora, conheci colegas de trabalho de todas as regiões do país e fiz muitos amigos. Aqueles que conviveram comigo nestas oportunidades são testemunhas da maneira exigente, detalhista e responsável com a qual conduzo meu trabalho.

Hoje, vivo um período de grande insatisfação com o Departamento de Polícia Federal, que tem protelado as melhorias prometidas aos servidores do Plano Especial de Cargos. Também fico desapontada por perceber que até hoje existem autoridades que utilizam de suas prerrogativas para perseguir e assediar moralmente nossa categoria, independentemente de realizarmos nosso trabalho corretamente e com zelo. Tanto que hoje respondo a uma sindicância punitiva, pois não concordei em atuar de maneira incorreta apenas para satisfazer as vontades de superiores.

Essa insatisfação colaborou para que eu aceitasse o desafio de candidatar-me ao cargo de presidente do SINPECPF. Incentivada pela atual presidente, Hélia Cassemiro, precisei de pouco tempo para crer que posso dar minha colaboração na luta pela valorização profissional da categoria.

Acredito que esta é uma oportunidade de crescer e batalhar para que o PECPF cresça comigo. Agradeço a confiança depositada em mim pela atual diretoria, e a parabenizo pelo trabalho realizado até aqui com tanta dedicação.

Sei que algumas pessoas não possuem pela atual diretoria o mesmo apreço que eu. Entretanto, gostaria de destacar que, embora compartilhe certos ideais com a atual presidente, sou outra pessoa e possuo uma maneira própria de trabalhar. Darei prosseguimento ao trabalho a minha maneira, por isso, gostaria que os filiados esperassem pela minha posse para julgar a minha atuação. Pretendo deixar a minha marca no SINPECPF, sempre buscando atender da melhor maneira os interesses da classe, contando com o apoio de todos.

Pretendo tornar o site do SINPECPF uma ferramenta de comunicação e de trabalho, deixando todos cientes de todas as atitudes da diretoria, bem como de todos os gastos, de forma detalhada. Pretendo também criar um fórum, com cadastro de usuário e senha pessoal, para que qualquer sindicalizado possa se manifestar e comentar o que quiser, excluindo-se automaticamente as e manifestações impróprias. Além disso, quero disponibilizar um espaço para troca de informações que ajudem no trabalho de cada um, com as novas instruções normativas, portarias, leis, etc. ou seja: todo o material voltado ao trabalho dos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

Minha intenção é me mudar para Brasília para o exercício de meu mandato. Sou solteira, não tenho filhos e, portanto, tenho condições de me dedicar inteiramente nesta luta. Quero deixar bem claro que, eleita, receberei o auxílio do sindicato para o custeio de minha estadia. Esta despesa será transparente, e constará nos balancetes para fiscalização de todos. Adianto que não procuro nada luxuoso, apenas algo que me garanta viver com dignidade.

Deixarei meus amigos em Rio Branco/AC e me distanciarei mais ainda da minha família, que vive em Cruzeiro do Sul/AC (650Km de Rio Branco/AC), convicta de que será por uma boa causa.

Tomando como experiência própria as minhas frustrações dentro do órgão, pretendo defendê-los em qualquer circunstância, promovendo a união dos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

Espero estabelecer boa relação com as demais categorias que compõe a estrutura da Polícia Federal, trabalhando conjuntamente – quando possível – para tornar o DPF um ambiente agradável de trabalho.

As idéias são muitas e não quero me prolongar. As principais estratégias encontram-se na plataforma da chapa “Atitude com responsabilidade”, publicada no site SINPECPF. Os principais objetivos são lutar pela realização de um novo concurso e reestruturar a nossa carreira. Espero contar com o apoio de todos, espero também, sinceramente ser respeitada por todos.

Leilane Ribeiro de Oliveira

Agente Administrativo