O Sindicato Nacional do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF), representante de todos os cargos das atividades de apoio policial da PF, manifesta, por meio desta NOTA, a imensa insatisfação pelo desrespeito do Governo Federal com a Polícia Federal, destacando especialmente a carreira administrativa.

Há muito tempo, a desvalorização dos servidores administrativos que desempenham atividades de fiscalização e controle, Serviço Médico e Psicossocial, Produtos Químicos, Segurança Privada, Controle Migratório, Armas e Munições, Gestão de Contratos e Licitações, e Operadores de Telecomunicações deixou de ser um problema meramente classista. A falta do cumprimento de compromissos reiterados coloca em risco não apenas as atividades dos servidores do PECPF, mas também as ações de combate ao crime organizado e a segurança dos policiais federais. Isso ocorre devido à necessidade de deslocar um enorme contingente de policiais para suprir tal carência de servidores administrativos que deixam o órgão em busca de melhores condições de subsistência. A PF é obrigada a deslocar recursos significativos, resultando na redução de equipes policiais e limitando o potencial investigativo da Polícia Federal, além de levar os policiais que permanecem na atividade investigativa a trabalharem com um efetivo muito aquém do exigido pela doutrina operacional, de inteligência e de sobrevivência policial da própria PF.

No ano de 2023, todas as entidades representativas de classe, juntamente com a Direção-Geral da PF, comprometeram-se a lutar por uma reestruturação que contemplasse todos os cargos, tanto policiais quanto administrativos. Em diversas ocasiões, reafirmou-se o compromisso de “NÃO ABONDONAR NINGUÉM”, sendo frequentemente citada a frase “ou sai para todos ou não sai para ninguém” em reuniões por todo o Brasil.

Os servidores do PECPF chegaram mesmo a acreditar que uma mudança estava ocorrendo na relação entre as entidades e a Administração. No entanto, mais uma vez, foram surpreendidos com a aceitação de uma proposta que exclui exatamente a parcela menos onerosa e mais frágil da PF.

Apesar do sentimento de decepção e do desânimo que afetou os integrantes do PECPF, perceptível a todos, O SINPECPF reafirma a confiança na palavra empenhada pelos nossos dirigentes, especialmente pelo Diretor-Geral da PF. A confiança no cumprimento de compromissos firmados pela ADPF, APCF, FENAPEF e FENADEPOL é reiterada, e instamos as autoridades e entidades a resolver definitivamente a reestruturação do PECPF. Ressaltamos novamente que este não é mais um problema apenas classista, mas sim um problema da Polícia Federal. É inadmissível manter em seus quadros servidores com tabela de vencimentos inferior à remuneração de servidores de inúmeros órgãos da Administração Federal que não possuem o mesmo nível de complexidade de atribuições.