Chamada interurbana cairá em média 2,52% e a internacional, 9,97%

Telefonemas interurbanos e internacionais feitos de telefone fixo ficarão mais baratos até o próximo fim desta semana. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem que as tarifas das ligações nacionais de longa distância (DDD) serão reduzidas, na média, em 2,52%. Para as chamadas internacionais (DDI) executadas pela Embratel, a redução média será de 9,97%.

Os novos preços serão publicados no Diário Oficial de hoje e vão entrar em vigor 48 horas depois de publicados pelas empresas de telefonia em jornais de grande circulação.

No caso das ligações de longa distância dentro do País, a maior redução média será da Telemar, de 2,86%. Na Brasil Telecom, a queda será de 2,77%, enquanto o DDD da Telefônica terá uma redução média de 2,73%. Na CTBC, as tarifas dos interurbanos cairão, em média, 2,75%. Para a Sercomtel, a redução será de 2,73%.

O menor porcentual de redução, de 1,29%, foi fixado para as tarifas das chamadas de DDD da Embratel. Segundo os técnicos da Anatel, a redução na operadora será menor porque, no ano passado, a Embratel não quis aplicar o aumento de 2,94% nas tarifas do DDD que foi autorizado pela agência.

Os técnicos da própria Anatel admitem que essas reduções nas tarifas de longa distância não deverão ser fortemente percebidas pelos consumidores, já que nesse mercado as empresas praticam, normalmente, descontos que colocam suas tarifas abaixo do que está previsto nas tabelas.

Além disso, em alguns casos específicos poderá haver até aumento nos preços de algumas tarifas, já que as operadoras vão aplicar as novas tabelas utilizando-se de um instrumento conhecido no setor como “excursor”.

Previsto nos contratos de concessão, esse instrumento permite às empresas aplicar reajustes diferenciados em suas ligações, de acordo com as distâncias e os horários das chamadas.

Assim, as operadoras podem até aumentar o preço de uma tarifa específica, desde que compensem com a redução de outra, de modo que a redução média prevista para o conjunto de seus preços se mantenha.

Na Telefônica, a Anatel informou que, com a aplicação do chamado excursor, as ligações interurbanas feitas a partir da capital paulista, para qualquer distância dentro do País, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas – horário comercial – não terão nenhuma redução.

Em compensação, outras tarifas terão reduções superiores à media de 2,73% estipulada para a empresa. A maior queda, de 54,90%, será aplicada nas ligações DDD para localidades que estão a menos de 50 quilômetros da capital, da meia-noite às 6 horas.

O motivo da redução das tarifas é que o aumento em 2006 foi calculado com base numa mescla do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) com o IGP-DI, e não somente pelo IGP-DI.

Leonardo Goy

O Estado de S. Paulo

18/7/2006