Foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 30, em frente ao edifício-sede da Polícia Federal, a Assembléia Geral Extraordinária do SINPECPF. A presidente, Hélia Cassemiro, expôs os avanços obtidos pelo sindicato no processo de negociação do projeto da Lei Orgânica da PF que, após tramitar pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Casa Civil da Presidência da República, será enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional.

A categoria entendeu que o sindicato obteve avanços e conseguiu incluir aperfeiçoamentos na mais recente versão do texto, apresentada pelo Ministério da Justiça. “Conseguimos nos livrar do fantasma da extinção”, disse Hélia Cassemiro, ao comemorar a inclusão explícita dos atuais servidores na Lei Orgânica e a denominação dos cargos com nome e sobrenome para os integrantes do PECPF.

Depois de intensas negociações, na semana passada, no Ministério da Justiça, o sindicato conseguiu que os cargos dos servidores do PECPF sejam chamados de Analistas da Polícia Federal e Técnicos Administrativos da Polícia Federal. Segundo Hélia, o próximo objetivo é avançar mais e, principalmente, obter uma tabela salarial condizente com a importância das atribuições dos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

O objetivo da assembléia foi também mostrar com clareza que a categoria está mobilizada, atenta e vigilante. Para o dia 22 de abril está marcada reunião no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, quando serão discutidos novos avanços.

Colocada em votação a Ordem do Dia, com relação ao indicativo de greve, por maioria, a categoria resolveu resguardar-se para, caso seja necessário, optar por isso em outro momento. A avaliação geral foi de que estamos conseguindo obter importantes avanços relativos a conquistas fundamentais para a categoria, como os cargos e o aproveitamento dos atuais servidores.

Chegaram ao SINPECPF relatos de assembléias nos seguintes Estados:

Acre: Aprovado o indicativo de greve, caso não sejam atendidas as propostas de alterações apresentada pelo SINPECPF ao projeto de Lei Orgânica da Polícia Federal.

Alagoas: Aprovada proposta de paralisação.

Distrito Federal: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.

Goiás: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.

Minas Gerais: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.

Pará: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.

Rio Grande do Sul: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.

São Paulo: Aprovados os avanços obtidos pelo SINPECPF nas negociações da Lei Orgânica da Polícia Federal.