Mesmo com a expectativa de definições mais rápidas por parte do Governo Federal, os Servidores do Plano Especial de Cargos (PECPF) reconheceram, por maioria, em Assembléia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde de quinta-feira, 17, os resultados das negociações políticas obtidas pela diretoria do SINPECPF na audiência no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). 

A presidente do Sindicato, Hélia Cassemiro, transmitiu aos colegas presentes na AGE, todo o clima de negociações na audiência no MPOG. ” Hoje iniciamos a grande  batalha  junto à equipe de técnicos dos Ministérios do Planejamento e da Justiça. Conseguimos definir um calendário de trabalhos da reestruturação. Na audiência, mostramos toda a nossa indignação e as nossas preocupações com a demora do encaminhamento da reestruturação e penso que devemos valorizar  esse passo que demos em direção à nossa reestruturação. É evidente que esse é o interesse da diretoria do Sindicato, assim como o de todos os servidores, partir para concretizar a reestruturação e conseguir o êxito total no que estamos propondo”, afirmou a presidente.

O Secretário Geral do SINPECPF, Fabiano Mendes Fernandes, ressaltou aos servidores que as respostas por parte do Governo poderiam ser muito mais lentas. “Percebemos que a nossa hora chegou. Não estamos aqui para defender apenas o papel da diretoria do Sindicato, nos representamos em todos os nossos interesses. Considerando todo o contexto dessa luta, a proposta deve ser considerada, no mínimo, razoável. Vamos paralisar se o Governo não cumprir com a palavra, vamos decidir isso juntos, o que não pode acontecer é deixar a indignação atrapalhar as negociações”, declarou o Secretário.  

Todos aguardavam medidas governamentais imediatas em relação ao Plano de Reestruturação da categoria e, com o mesmo objetivo, a diretoria do Sindicato cumpriu o seu papel na reunião realizada no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) no final da manhã de hoje, 17, em que foi definido o calendário que iniciará os trabalhos técnicos de análise do projeto de reestruturação do PECPF. “Todos da diretoria mantiveram-se firmes diante dos representantes do Governo. Foram mais de duas horas ininterruptas de debate em que os diretores do Sindicato defenderam com brilhantismo todos os interesses da categoria exigindo medidas mais práticas e ágeis do Governo”, relatou a servidora, Cristina Paes .  

A diretoria do SINPECPF expôs aos servidores tudo o que foi proposto pelo Governo na reunião no MPOG. Mesmo com a data firmada para o dia 30 de maio, em que o Ministério publicará a Portaria para formalizar a composição do grupo de trabalhos técnicos que discutirá a reestruturação, e, a definição de um prazo de três meses para o seu encaminhamento, a categoria questionava se a greve não pressionaria o Governo em agilizar o processo. A proposta foi colocada em votação como Ordem do Dia da Assembléia e a maioria dos servidores concordou em manter as negociações firmadas até o momento, para que não se interrompa as relações e, conseqüentemente, a paralisação das etapas da reestruturação. “A greve não ficou descartada e poderá ocorrer em situações de adiamento ou no descumprimento dos prazos por parte do Governo”, reeealtou a presidente do SINPECPF.

Participaram da reunião no MPOG: Hélia Cassemiro, Joana Carvalho (vice-presidente do SINPECPF), Fabiano Mendes Fernandes, Pauleana Martins (diretora de assistência social), Walter Matos Leite (diretor jurídico), Eugênio (diretor financeiro), Mário Goulart (diretor de assuntos parlamentares), Elisabete Saraiva (diretora cultural), Elisabete Mariguella (conselheira fiscal), Flávia Matte, representante de Santa Catarina, Leilane Ribeiro de Oliveira, do Estado do Acre e a servidora Cristina Paes, do Rio Grande do Sul.  Representando o Governo, participaram da audiência: o Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Sérgio Mendonça, o Chefe de Gabinete do MJ, Ronaldo Teixeira, o Coordenador de Negociações e Relações Sindicais, Idel Profeta Ribeiro e membros da equipe técnica do MPOG, Elisabete Muniz e Simone Velasco. Na ocasião, Mendonça apresentou seu substituto no cargo que acompanhou toda reunião e assumirá nos próximos 15 dias.

Comunicação Social do SINPECPF