Vice-presidente da República encontra-se em Nova York para retirada de tumor no abdome. A mulher, Mariza, e o filho Josué Christiano acompanham tratamento. Retorno ao Brasil está previsto para o dia 24

O vice-presidente da República, José Alencar, de 75 anos, passa hoje pela manhã por uma cirurgia no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, Estados Unidos, para a retirada de um tumor no abdome. Alencar está no país desde a semana passada, onde consultou com Murray F. Brennan, especialista em tumores de tecido mole do Sloan-Kettering Cancer Center, um dos maiores centros oncológicos do mundo. A previsão de retorno ao Brasil é no dia 24.

José Alencar havia passado por uma cirurgia para remoção de um tumor de quatro centímetros — constatado posteriormente como maligno — em 18 de julho no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nos exames de avaliação pós-operatória realizados no dia seguinte ao segundo turno das eleições, foi identificado o reaparecimento da doença em dois pontos onde foi extraído o tumor, próximo das costas, na região lombar. Segundo especialistas, o reaparecimento é comum em 50% dos casos.

 Jovial

Em entrevista após o resultado das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o esforço do companheiro de chapa, que mesmo desaconselhado pelos médicos, participou de carreatas e outros eventos de campanha. “Quero de público aqui agradecer a participação jovial do meu vice-presidente da República. O Zé Alencar, durante o processo eleitoral, fez uma cirurgia, os médicos não queriam que ele fizesse carreata e por onde eu andava, o Zé Alencar já tinha participado como se fosse um menino de 18 anos”, afirmou Lula na ocasião.

O médico Paulo Hoff, que é clínico-geral e oncologista, a esposa Mariza e o filho Josué Christiano Gomes também viajaram com José Alencar. Um grupo de outras 16 pessoas acompanhou o vice — entre elas guarda-costas, assessores, ajudantes de ordem, diplomatas e militares. Essas despesas são pagas pelo governo, enquanto os gastos de hospedagem, alimentação, consultas e tratamento foram custeadas pelo vice-presidente.

Um funcionário do consulado em Nova York responsável por encaminhamentos médicos a brasileiros presta assistência. José Alencar enfrenta problemas de saúde há quase dez anos. Em 1997, ele passou por cirurgia para retirada de dois tumores, no rim e no estômago. Três anos depois, retirou um tumor da próstata. No ano passado, passou por uma angioplastia, colocando um stent em uma das artérias coronárias (tipo de bastão para passagem do fluxo sangüíneo).

Isabella Souto

Correio Braziliense