Presidente diz que ele e o venezuelano são vítimas de “preconceito” e “incompreensões”

Mesmo após afirmar que não daria palpite na política da Venezuela, petista tratou colega como reeleito em comício para 20 mil pessoas

Em um comício para cerca de 20 mil pessoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em Ciudad Guayana, na Venezuela, que ele, assim como seu colega Hugo Chávez -que teria sido “agredido” por um certo “tipo de meio de comunicação”- é vítima de “preconceito” e “incompreensões”.

Mesmo após dizer que não daria “palpite” na política venezuelana, o brasileiro fez campanha para Chávez, tratou o venezuelano como reeleito, se comparou mais de uma vez ao amigo e afirmou haver um grupo de governantes alinhados eleitos na América Latina -que, na sua opinião, ganhou mais um aliado, o sandinista Daniel Ortega, que voltará ao poder na Nicarágua após 16 anos.

“Vim aqui em 2003. “Hace” três anos, esta ponte estava apenas começando. Depois fui a Caracas e vi a televisão. E voltei ao Brasil dizendo a mim mesmo que jamais tinha visto um comportamento de um tipo de meio de comunicação agredindo um presidente da República como tu foste agredido. Eu jamais imaginei que isso pudesse acontecer no Brasil. E aconteceu o mesmo”, discursou Lula em português, enquanto um brasileiro fazia a tradução simultânea para o espanhol. “A coisa que mais consolidou a minha consciência de que nós estávamos certos é que o povo reagiu no momento certo”, disse o presidente.

No discurso, Lula voltou a atacar as elites, criticar os banqueiros e dizer que governa para o povo mais pobre. “Sei que tem eleições dia 3 [de dezembro]. Não sou venezuelano, não posso dar palpite na política da Venezuela. Não vou falar por uma questão muito simples. Aqui neste país acontece exatamente o mesmo que acontece no Brasil”, disse, aos gritos de “Lula, Lula, Lula”.

“Eu conheço o tipo de críticas que fazem a você, é a mesma crítica que faziam a mim. Os banqueiros ganharam muito dinheiro no Brasil e sem dúvida ganham muito aqui também. Alguns empresários ganham muito dinheiro aqui, como ganharam muito dinheiro lá. Mas, se tiverem de fazer uma opção entre você e um outro lá que seja mais próximo deles, não tenha dúvida de que o preconceito fará com que eles estejam do lado de lá”, disse Lula.

Inauguração

Antes do discurso, Lula desfilou em carro aberto com Chávez sobre a ponte de 3,2 quilômetros sobre o rio Orinoco. A obra foi construída pela empreiteira Odebrecht.

“Desde julho eu estava para vir aqui para a inauguração da ponte, por conta da legislação brasileira [que proíbe esse tipo de ato durante a campanha eleitoral]”, disse Lula. Questionado se na Venezuela podia fazer o que não pôde no Brasil, afirmou que “deve permitir, senão não estaríamos aqui”.

Apesar do comício eleitoral que se seguiria, Chávez afirmou que aquilo não era campanha, mas “integração, estratégia”.

“Aqui, como no Brasil, muitas vezes somos vítimas de incompreensões, de pessoas que governaram os nossos países durante séculos e séculos e que não aceitam alguém que pense diferente, que queira cuidar do povo. Eles se habituaram a governar o país para 30% da população”, disse o petista.

Gabrielli

Eduardo Campos (PSB), governador eleito de Pernambuco que acompanhou o presidente na viagem à Venezuela, disse ontem que Lula sinalizou que vai manter o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

Isso ocorreu quando ele conversou com Lula, no final de outubro, sobre um projeto em Pernambuco entre a estatal brasileira e a venezuelana. Lula o teria orientado a discutir a questão com Gabrielli, o que Campos considerou um sinal de que ele ficará no cargo.

Frase Vim aqui em 2003. “Hace” três anos, essa ponte estava apenas começando. E voltei ao Brasil dizendo a mim mesmo que jamais tinha visto um (…) meio de comunicação agredindo um presidente como tu [Hugo Chávez] foste agredido. Jamais imaginei que isso pudesse acontecer no Brasil. E aconteceu o mesmo, querido companheiro

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Petista chama venezuelanos de bolivianosO presidente Lula se confundiu e chamou os venezuelanos que aguardavam seu discurso de “homens e mulheres da Bolívia”. Foi corrigido pelo tradutor, e consertou a fala, dirigida aos “homens e mulheres da Venezuela”.

A confusão lembrou gafes famosas, como a cometida pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, em sua visita ao Brasil, em 1982. Durante jantar em Brasília, Reagan levantou-se e ofereceu um brinde ao “povo da Bolívia”.

Em abril de 1997, o primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar, chamou duas vezes o Brasil de Portugal e, em novembro do mesmo ano, durante visita de Fernando Henrique Cardoso à Guiana Francesa, o presidente da França, Jacques Chirac, disse que estava feliz em receber “o presidente do México”.

Antes do comício de ontem, houve confusão e políticos, diplomatas e empresários brasileiros que estavam com Lula tiveram de deixar seus veículos e andar 20 minutos, sob sol forte, até chegar à ponte onde aconteceria a cerimônia. A dois quilômetros do local, o trânsito parou.

“O engarrafamento fez com que a gente fizesse a caminhada, relembrando a campanha no Brasil”, disse Eduardo Campos (PSB), governador eleito de Pernambuco. Até Emílio Odebrecht, dono da construtora que ergueu a ponte bilionária, teve de caminhar. De boné, tomava água para se refazer.

Memória: Relação entre governo e mídia vive turbulênciaNo primeiro pronunciamento após ser reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse querer melhorar sua relação com a imprensa e prometeu dar mais entrevistas, a começar por uma coletiva.

Duas semanas depois, ainda não houve coletiva. Em vez disso, ocorreu, nas palavras do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), um “acirramento” nas relações entre governo e imprensa.

Em Brasília, jornalistas foram agredidos por militantes do PT. O presidente da sigla, Marco Aurélio Garcia, defendeu uma “auto-reflexão” da mídia, embora tenha ressalvado a importância da liberdade de imprensa. Indagado sobre uma possível reestruturação do PT, disse aos jornalistas que “cuidassem das suas Redações”.

Nos dias subseqüentes à eleição, três jornalistas da revista “Veja” foram chamados para depor na Polícia Federal. Responsáveis por reportagem relatando um suposto encontro entre Freud Godoy e Gedimar Passos na sede da PF, eles disseram ter sido intimidados por um delegado.

Na semana passada, a Folha revelou que, no inquérito do dossiê, a PF pediu a quebra do sigilo de um telefone da Folha e do celular de uma repórter do jornal. A PF diz que não sabia que os telefones eram da Folha e que, após constatar a origem, não os investigou. Um relatório sobre as ligações de Gedimar, porém, inclui os telefonemas da Folha.

PEDRO DIAS LEITE

Folha de S. Paulo