O presidente em exercício José Alencar — o presidente Lula está na Rússia — vai passar por uma cirurgia hoje, às 8h, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar foi internado ontem e, por telefone, contou que vai retirar um pequeno tumor na região lombar. Vice-presidente, ele é novamente candidato a vice na chapa de Lula que disputa a reeleição.

Segundo Alencar, seus médicos, Miguel Srouge e Raul Cutait, explicaram que o tumor é “localizado e incipiente” e não está perto de nenhum órgão importante, mas alojado num músculo.

O tumor foi descoberto depois de uma bateria de exames. Alencar disse que pediu aos médicos para ser operado depois da campanha. Porém, eles responderam que a cirurgia era simples e que ele não ficaria nem uma semana no hospital.

Irônico, Alencar disse ainda que, se possível, vai participar no sábado do primeiro comício da campanha pela reeleição do presidente Lula, em Recife.

— Se os médicos deixarem, estarei lá — brincou Alencar, que até amanhã de manhã é o presidente em exercício.

Lula fará comício em Recife no sábado

O PT só agendou até o momento uma viagem de campanha para este mês. Lula vai no fim de semana a Pernambuco para fazer campanha em Recife, Garanhuns e Caetés, cidade onde nasceu.

No último fim de semana de julho, Lula cumprirá agenda internacional, em viagem ao Peru para a posse do presidente eleito, Alan García. Ainda esta semana, quinta-feira e sexta, ele estará na Argentina, participando de reunião de cúpula do Mercosul.

Para evitar erros, foi decidido que o presidente não participará de debates e vai evitar ao máximo entrevistas. As recomendações são tratadas internamente como os “10 mandamentos” da reeleição, como mostrou ontem reportagem do GLOBO. O presidente do PT, Ricardo Berzoini (PT-SP), negou em nota a existência de qualquer tipo de cartilha com recomendações ao presidente Lula e afirmou que não há orientações neste sentido sobre diretrizes de campanha.

Os coordenadores da campanha de Lula estão fazendo uma verdadeira ginástica política para evitar problemas no primeiro grande comício da campanha à reeleição, sábado, em Recife. Além da primeira experiência com palanque duplo — vai abrigar dois aliados que travam uma disputa ferrenha pelo governo de Pernambuco, Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB) — petistas e aliados procuram uma forma de barrar presenças incômodas, como a do ex-deputado Severino Cavalcanti, protagonista do “mensalinho”.

O Globo