O vice-presidente José Alencar assumirá hoje interinamente a Presidência – mesmo estando internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele vai substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viaja hoje para Córdoba, na Argentina, para participar de uma reunião de cúpula do Mercosul. Deve se ausentar por dois dias.

A informação foi confirmada por assessores do vice-presidente, que se recupera de uma cirurgia para extração de tumor na região abdominal. Ontem, Alencar passava bem e caminhou pelo quarto. “Ele está ótimo, está muito bem”, relatou Raul Cutait, um dos médicos que o acompanham no hospital. Cutait deixou claro que o estado de saúde de Alencar lhe permite substituir Lula durante esses dois dias.

Do ponto de vista clínico, a partir de ontem já estavam autorizadas visitas a Alencar. Ele destacou, no entanto, que essa seria uma decisão pessoal. Vários políticos já telefonaram ao hospital para obter informações sobre o estado de saúde de Alencar.

HISTÓRICO

O vice-presidente foi submetido à cirurgia anteontem de manhã. O tumor extraído havia sido detectado durante exame de rotina, na semana passada. Para saber se o material coletado é maligno, será necessário aguardar por mais dois dias – prazo para exame de análise patológica. O médico da família de Alencar, Manoel Luiz Cataldo, acredita que ele estará totalmente recuperado dentro de 10 a 14 dias.

Conforme mostrou ontem o Estado, embora mostrem confiança na sua recuperação, alguns petistas temem ser necessário substituí-lo na chapa de Lula à reeleição. Alencar foi convidado para repetir a dobradinha com Lula após uma longa negociação com PMDB e com o PSB.

Clarissa Oliveira

O Estado de S. Paulo