Está definido o nome do próximo diretor-geral da Polícia Federal. O futuro ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta quarta-feira (29), que a partir de 2011 a instituição estará sob o comando de Leandro Daiello Coimbra, atual superintendente de São Paulo. Coimbra tem 44 anos e é natural de Porto Alegre.

O anúncio contrariou os prognósticos apresentados pelos principais veículos de informação. Enquanto os jornais O Globo e Folha de São Paulo asseguravam a indicação do delegado Ildo Gasparetto, superintendente do Rio Grande do Sul, o jornal Correio Braziliense afirmava que o atual diretor de combate ao crime organizado, Roberto Troncon Filho, e o corregedor-geral, Valdinho Jacinto Caetano, eram os favoritos.

Coimbra irá substituir Luiz Fernando Corrêa, que permaneceu por três anos à frente da Polícia Federal. Corrêa ainda não revelou se possui planos para continuar na vida pública. Certo é que o Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira seu pedido de aposentadoria da Polícia Federal.

O SINPECPF espera que Coimbra faça uma excelente gestão como diretor-geral da Polícia Federal e que ele dê continuidade às negociações pela reestruturação da carreira administrativa.