Na tarde de hoje, 11/9, o SinpecPF esteve presente na abertura da mesa de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação para tratar sobre a reestruturação salarial das categorias da Polícia Federal. A reunião contou com a participação dos líderes sindicais de cada categoria da PF, o Diretor-Geral em exercício, Dr. Gustavo, o Dr. Guilherme DGP, Dr. Teixeira DPA, a Dra. Carla da DGP, o Secretário executivo do Ministério da Justiça, Dr. Ricardo Capelli, bem como o Secretário de Relações de Trabalho, sr. José Lopez Feijóo, e sua equipe do Ministério de Gestão e Inovação.

Apesar de breve, a reunião foi considerada pelo presidente do SinpecPF um momento histórico para as categorias da Polícia Federal, isso porque a reestruturação salarial proposta pela própria PF foi defendida por unhas e dentes pela a direção do órgão. “Para mim que acompanho o sindicato a muito tempo, nunca vi uma direção preocupada e que defendendo os interesses das categorias em uma mesa de negociação”, afirma o presidente João Luis.

Em uma de suas falas, o DG em exercício apontou que uma das categorias que mais tem sido injustiçada é a categoria do PECPF, merecendo uma reestruturação condizente com sua atuação dentro da PF.

Após o posicionamento do Diretor-Geral em defesa da proposta de reestruturação salarial, o Secretário Executivo foi breve em sua explanação, ressaltando que a proposta será submetida a Ministra Esther e o Ministro da Fazenda Haddad, diante da necessidade de avaliar o orçamento.

Em destaque, as entidades de classe ressaltaram a necessidade de valorização da Polícia Federal como um todo e, não só isso, que a proposta encaminhada pela Polícia Federal aponta a disposição de orçamento para tal.

Em resposta, o Secretário cita que há, de fato, um encaminhamento do Presidente da República para as questões da Polícia Federal.

Sobre este último ponto, o presidente João Luis relembra que a PECPF foi criado pelo presidente Lula em 2003, sendo uma justo que ele também adeque as questões salarias da categoria.

Além deste momento histórico vivenciado pelo presidente do SinpecPF, a entidade parabeniza os esforços em conjunto, bem como entende que a reunião de abertura foi resultado dos valores em que as entidades de classe, agora coesas, estão dando a força em conjunto.

O final da reunião, as entidades de classe apresentam a necessidade de ter uma data para a próxima reunião, ficando acordado que a data limite seria até o dia 22/9.

Até a data limite, as entidades deverão se reunir mais uma vez para alinharem os próximos passos.