Na última quarta-feira, dia 24 de junho, o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) esteve reunido com o diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Joaquim Mesquita. Na oportunidade, Joaquim Mesquita revelou que o plano do Departamento de Gestão de Pessoal (DGP) é remanejar até 25% dos quadros do PECPF. Diante disso, o Sindicato pediu que o DGP divulgue critérios para o processo.

Entendemos que a atual política de remanejamento vem sendo extremamente danosa aos servidores do plano especial de cargos, uma vez que a movimentação acontece de forma indiscriminada, sem levar em conta as aptidões pessoais de cada servidor, que, muitas vezes, é realocado em função por demais distinta daquela para qual recebeu treinamento pretérito.

No intuito de coibir tais remoções arbitrárias e infundadas, o SINPECPF encaminhou ofício ao Diretor Geral no qual propõe a adoção de sistema distinto para o processo de remanejamento, documento este que se encontra anexado ao final desta nota.

O Sindicato lembra que é imprescindível a mobilização de toda a categoria contra um ato envolto em critérios obscuros. Uma atitude passiva diante de decisão como esta pode acarretar em novas medidas prejudiciais aos servidores do PECPF. Não basta contarmos com o bom senso do Departamento frente aos nossos argumentos. A categoria precisa estar unida, pois só assim seremos ouvidos. O empenho de cada servidor do PECPF fortalece nossa luta para alcançarmos o reconhecimento como parte primordial nas atividades da Polícia Federal, e nossa dignidade como servidores públicos.

Veja na íntegra o ofício encaminhado ao Diretor Geral.