O contingenciamento de gastos promovido pelo Governo fez com que a PF suspendesse todas as suas ações de capacitação. A medida impacta diretamente os servidores administrativos, obrigados a realizar 40h anuais de cursos para avaliação da GDATPF. Pensando nisso, o SINPECPF sugere aqui alternativas para os colegas.

Antes das sugestões, esclarecemos que o SINPECPF é contra a vinculação de 10 pontos da GDATPF à capacitação mediante cursos externos. Consideramos que a capacitação é sim imprescindível, mas o correto seria a PF oferecer por ela mesma os cursos adequados, sem exigir que os mesmos sejam realizados fora do horário de expediente, uma vez que não há contraprestação pecuniária para tanto.

Por esses motivos, o SINPECPF já acionou a justiça pedindo a anulação das normas que vinculam a GDATPF à realização dos cursos. O processo encontra-se em grau de recurso, concluso para voto, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Clique aqui para saber mais.

ANPnet — Embora a autorização para novos cursos esteja suspensa, a Polícia Federal segue disponibilizando cursos à distância por meio do portal ANPnet, que pode ser acessado pelo link: https://ead.dpf.gov.br/

ENAP — Uma das melhores alternativas para a categoria é a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que oferece diversos cursos à distância, entre os quais:

  • Fundamentos da Gestão da Logística Pública e Teoria Geral da Licitação (21h);
  • Fundamentos de Pregão Eletrônico (14h);
  • Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público (14h);
  • Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos para Contratação de Bens e Serviços no Setor Público (14h);
  • Gestão e Fiscalização de Contratos (21h);
  • Gestão de Materiais (28h);
  • Gestão de Convênios para Concedentes (28h).

 

Esses e outros cursos à distância da Enap podem ser acessados pelo link: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1995

Outras opções — Listamos abaixo mais algumas opções interessantes:

 

Como a IN 8/2014 autoriza o afastamento do servidor para realizar curso de capacitação, o SINPECPF sugere aos colegas requerer à chefia imediata a realização do curso via EaD durante horário de trabalho, usando a DPFnet.