O primeiro dia de greve dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal está contando com adesão maciça. Na maioria dos Estados, fecharam setores essenciais como emissão de passaportes, protocolo, transportes e núcleo de informática.

Em Brasília, um grande número de servidores se concentrou em frente ao ed.sede da Polícia Federal. Faixas foram colocadas em frente e ao redor do prédio para chamar atenção da sociedade para as reivindicações do PECPF.

Foram distribuídos panfletos explicando os motivos da greve por tempo indeterminado e adesivos com palavras de ordem como “Reestruturação Já”.

Durante a manhã, diretores do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) falaram aos servidores sobre o andamento da greve em todo o país e da importância da unificação do movimento para pressionar  governo a atender a principal reivindicação da categoria: a reestruturação do PECPF.

Antes do início da manifestação, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao servidor Francisco Sousa, que faleceu ontem.

Na SR/DF, a adesão foi quase total dos servidores. No local, também houve distribuição de panfletos.

Veja um balanço da greve na maioria dos Estados.

ACRE- Quase todos os setores paralisaram as suas atividades. Servidores realizaram protesto em frente a sede da superintendência.

ALAGOAS-  Parou totalmente, tanto na superintendência quanto nas Delegacias.

AMAPÁ-  Paralisação total. Setores como de passaporte não estão funcionando.

AMAZONAS- O movimento atinge a maioria dos servidores. Setores como emissão de passaportes funcionam parcialmente com o trabalho de policiais.

BAHIA- Serviços como visto de permanência e emissão de passaportes estão suspensos. Posto da Polícia Federal no aeroporto de Salvador suspendeu totalmente as atividades. Postos da PF nos shoppings Barra e Iguatemi tiveram as atividades paralisadas.

CEARÁ- A greve também atinge quase todos os setores da superintendência regional. Estão totalmente parados os serviços de transporte, protocolo, NEOF, entre outros.

GOIÁS-  A maioria dos servidores aderiu a greve. Vários setores da SR/GO estão com as atividades paradas.

MARANHÃO- Parou totalmente.Servidores estão mobilizados em frente a Superintendência, que fechou pela manhã.

MATO GROSSO – No setor de passaporte, estão atendendo só emergências. Setores como protocolo e segurança privada pararam totalmente.

MATO GROSSO DO SUL-  Também aderiu ao movimento grevista. Vários setores paralisaram suas atividades

MINAS GERAIS- Adesão total. Faixas foram colocadas em frente a SR/MG.

PARÁ-  Greve atingiu a superintendência e as descentralizadas.

PARAÍBA- A superintendência e as  delegacias também pararam totalmente as atividades.

PARANÁ- Vários setores paralisaram as atividades.

PERNAMBUCO- Adesão significativa a greve. O protocolo fechou, assim como o setor de controle de produtos químicos e Recursos Humanos.

PIAUÍ- Paralisados setores como Recursos Humanos, NTI, protocolo, passaporte e registro de armas.

RIO DE JANEIRO – A Superintendência parou totalmente.Os servidores estão mobilizados em frente a SR/RJ.

RIO GRANDE DO SUL- Estão parados totalmente setores como material, protocolo e NEOF.

RONDÔNIA- Estão suspensos serviços como emissão de passaporte, protocolo, transporte, núcleo de informática e setor financeiro.

SANTA CATARINA- Estão fechados setores como Recursos Humanos, NEOF e protocolo. Passaporte e atendimento a estrangeiros funcionam parcialmente com policiais.

SERGIPE-  A maioria dos setores totalmente as atividades.

TOCANTINS-  A Superintendência fechou totalmente, parando todos os serviços.