A corrida eleitoral esquenta esta semana na TV e no rádio, antes do horário eleitoral gratuito, que começa em 15 agosto. Três emissoras de TV confirmaram que vão convidar os candidatos à Presidência da República para debates ainda no primeiro turno. Além disso, eles terão espaço para entrevistas nos principais programas jornalísticos do país.

A Rede Bandeirantes começou ontem sua programação entrevistando a senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL à Presidência, no “Jornal da Band”, às 19h20m. Os outros candidatos serão entrevistados ao longo desta semana. A partir de 31 de julho, o programa “Canal livre eleições” (às segundas, às 22h50m) terá entrevistas com candidatos. A emissora está programando um debate para 14 de agosto com os candidatos a presidente. Um segundo debate ainda não está confirmado. Já estão sendo programados debates com os candidatos a governador.

A Rede Globo começa no dia 7 de agosto suas entrevistas com os candidatos a presidente no “Jornal Nacional”. O primeiro será Geraldo Alckmin (PSDB), seguido de Heloísa, Cristovam Buarque (PDT) e o presidente Lula (PT). De 28 a 31 de agosto, os quatro principais candidatos têm nova rodada de entrevistas, desta vez no “Jornal da Globo”. De 19 a 21 de setembro, eles estarão no “Bom dia Brasil”.

O debate da GLOBO com os candidatos à Presidência está marcado para 28 de setembro, um quinta-feira, três dias antes da eleição. Segundo Ali Kamel, diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo, o critério de escolha de quem participará dos debates é que o candidato tenha no mínimo 5% das intenções de voto ou que o partido tenha mais de 5% de representantes eleitos no Congresso. Um acordo foi assinado por todos os candidatos e homologado no TSE.  

Pela regra, Lula, Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam serão os convidados. Quem não for, segundo Ali, ficará com o lugar vazio. O editor-executivo do “Jornal Nacional”, William Bonner, disse que a ausência de algum deles seria “um mico”.

— Evidentemente a torcida da Globo e dos eleitores brasileiros é que haja a participação de todos os candidatos. Quem faltar terá aquela imagem simbólica da bancada vazia. É um mico. De alguma maneira temos que registrar a ausência do candidato — disse.

Os candidatos a governador terão duas rodadas de entrevistas nos telejornais locais da emissora. O espaço para os debates regionais será na terça-feira antes do primeiro turno, em 26 de setembro. A Rede Record marcou o primeiro debate entre os candidatos a presidente para 4 de setembro, às 22h. Os debates com os candidatos a governador nos estados serão no dia 11 de agosto, no mesmo horário, com no máximo seis participantes.

A Rede TV fará uma entrevista de uma hora e 30 minutos com os principais candidatos a presidente. Além disso, todos serão entrevistados por dez minutos no último bloco do programa “RedeTV News”. Não há data para os dois programas. Na Globonews, de 7 a 10 de agosto, haverá entrevistas com os candidatos à Presidência no “Jornal das Dez”. Na Rede CBN de rádio haverá entrevistas com os candidatos a presidente a partir de setembro. A TVE não terá programas especiais.

Dimmi Amora e Maiá Menezes  / O Globo