POLÍTICA

Governo federal deve enviar MPs esta semana

O ministro do Planejamento, Paulo Bernado, reuniu-se nesta semana com parlamentares e representantes de entidades de servidores públicos para tratar de reajustes salariais. Na ocasião, o ministro comunicou que o governo federal está finalizando o levantamento de estudos técnicos para enviar duas medidas provisórias (MPs) ao Congresso Nacional, o que tratam de reajustes aos servidores federais, civis e militares. Segundo o deputado Nilson Mourão, as medidas honram os compromissos assumidos pelo presidente Lula com o serviço público brasileiro. Para o deputado, o encontro mostrou o esforço do governo de valorizar os servidores públicos. “Merece destaque o importante trabalho que as entidades representativas vêm realizando em favor dos abnegados servidores públicos, tanto no que se refere à manutenção dos direitos adquiridos como na luta pela ampliação, valorização e conquistas para esta imprescindível categoria de trabalhadores brasileiros”, disse Nilson Mourão.

O Poder Executivo vai encaminhar as medidas provisórias que vão dar reajuste salarial para 17 categorias, beneficiando mais de 800 mil servidores públicos federais em todo o país. Mesmo ciente das criticas da oposição em relação à grande quantidade de medidas provisórias editadas pelo presidente Lula, o ministro disse contar com a compreensão dos parlamentares.

As categorias beneficiadas com a MP são as seguintes: administrativos da Polícia Federal, Administrativos da Policia Rodoviária Federal, Agentes de Edemias (Gacen), Cultura, Fiscais Federais Agropecuários, Agentes de Inspeção Sanitária, de atividades Agropecuárias e técnicas do quadro do MAPA, Hospital das Forças Armadas, Incra, PGPE, professores de escolas federais de ensino básico, técnico e tecnológico, Seguridade Social, Técnico Administrativo em Educação, e da Abin.

O aumento escalonado em alguns casos até 2011 varia de 11% a 137%, de acordo com a categoria. O impacto na folha de pagamento do Executivo deste ano será de R$ 2,1 bilhões.

(Fonte: Pàgina 20 – Rio Branco – Acre)