Em reportagem veiculada hoje, o jornal Correio Braziliense informa que o governo prepara um recadastramento geral dos servidores públicos federais. O objetivo é conhecer melhor o quadro funcional: saber quem são, onde atuam e o que fazem os servidores do executivo da administração direta, autarquias e fundações. O censo, organizado pelo Ministério do Planejamento, começará em julho e também servirá para que a administração identifique fraudes e pagamentos indevidos no serviço público, possibilitando economia de recursos para pagamento de servidores .

Segundo a reportagem, servidores aposentados e os pensionistas são o principal alvo da medida, uma vez que a coleta de dados entre os servidores da ativa acontece de maneira periódica. Para realizar o projeto, o Ministério do Planejamento estuda firmar um convênio especial com o Ministério da Previdência. A ideia é que o “pente-fino” do serviço público siga o modelo adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre 2005 e 2007, quando o censo previdenciário convocou aposentados e pensionistas da iniciativa privada a atualizarem seu cadastro na própria agência bancária pagadora do benefício.

Reajuste
O projeto de recadastramento dos servidores públicos reforça uma série de medidas governamentais que visam o controle de gastos do Executivo. Entretanto, essas medidas não devem prejudicar o reajuste salarial do funcionalismo. Ao participar, nessa quinta-feira (21), do programa “Bom Dia Ministro” da Empresa Brasil de Comunicação, o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que, embora a crise econômica mundial tenha produzido uma queda nas receitas, o governo deve manter para julho o pagamento da segunda parcela de reajuste salarial de algumas categorias do funcionalismo público. “Nós já refizemos a conta e mexemos na meta de superávit primário, de maneira que estamos acreditando que teremos condições de cumprir todos os compromissos” disse o ministro. No entanto, Bernardo esclareceu que é preciso aguardar o comportamento das receitas e que só no começo de junho o governo irá tomar uma decisão.

Vale lembrar que, entre as categorias contempladas, estão os Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

Confira na íntegra a reportagem do Correio Braziliense.

Confira a tabela de reajuste para o servidor do PECPF em julho de 2009.

Entenda a nova tabela salarial.