Desde a redemocratização, Luiz Inácio Lula da Silva foi o único presidente que manteve um só ministro na Pasta da Justiça por quatro anos. Ele é o advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos. O presidente tem motivos para comemorar o fato. Thomaz Bastos revolucionou a Polícia Federal e transformou-se no principal conselheiro do presidente, para assuntos jurídicos e políticos. Fez a ponte com a oposição para tratar de temas delicados. Foi dele a idéia de criar o Conselho Nacional de Justiça, para fiscalizar o Judiciário. O ministro não é filiado a nehum partido. ISTOÉ – Quais são as principais metas do governo em sua área no segundo mandato de Lula?

Márcio Thomaz Bastos – As diretrizes para o Ministério da Justiça prevêem a intensificação da reforma do Judiciário e do trabalho da Polícia Federal, o combate

à lavagem de dinheiro e a integração das forças de segurança. Um trabalho de inteligência contra o crime.ISTOÉ – De onde vieram as principais resistências para integrar as forças federais e as polícias estaduais?

Bastos – Durante o governo, enfrentamos uma resistência a essa integração

em São Paulo, que hoje já não existe mais. Hoje existe uma integração no trabalho das polícias.ISTOÉ – Há algum risco de retrocesso no trabalho independente da

Polícia Federal?

Bastos – A sociedade brasileira não aceitaria retrocessos, qualquer que

fosse o governo.ISTOÉ – O sr. acha que a independência da Polícia Federal é uma das

conquistas do governo?

Bastos – O aperfeiçoamento dessa instituição é uma conquista não só do

governo, mas de toda a sociedade brasileira.ISTOÉ – O sr. disse uma época que ia construir uma polícia igual ao FBI americano.

Bastos – Construímos uma instituição de Estado. Não é uma instituição de governo.ISTOÉ – Quais são os segredos para se construir uma instituição que funciona?

Bastos – Corregedoria, inteligência e independência. Estes são alguns padrões que se deve estabelecer. A PF é uma instituição impessoal e republicana. Não protege os amigos e não persegue os inimigos.ISTOÉ – Que outros mecanismos o governo criou na área da segurança pública?

Bastos – O sistema penitenciário federal. É a aplicação da pena com dureza, mas respeitando os direitos humanos. ISTOÉ – O governo recolheu mais de 400 mil armas na campanha de desarmamento. Isto já apresenta resultados concretos na questão da violência?

Bastos – Até no sistema de saúde pública houve economia. Diminuíram os feridos com armas de fogo no País.ISTOÉ – O governo precisa intensificar o combate à lavagem de dinheiro. Como pode fazer isso?

Bastos – Foi criado um departamento para combater a lavagem. Há seis anos, só havia dois inquéritos para investigar a lavagem de dinheiro. Atualmente, são mais de 800. Ao todo, estão sendo fechadas parcerias com 50 países para combater a lavagem. O Brasil está criando uma cultura de combate a este tipo de crime.ISTOÉ – O sr. anunciou que deixará o governo. Depois da vitória mantém

essa posição?

Bastos – Não pretendo continuar. Cumpri o meu dever como ministro durante

quatro anos.ISTOÉ – Que tal a experiência?

Bastos – Gostei de ser ministro e acho que fui bem.

Por Hugo Marques

Foto: Anderson Schneider

Isto é num. 1933