O presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, deputado Lincoln Portela (PR/MG), recebeu os representantes de classe da Polícia Federal e também o coordenador de recursos humanos substituto em seu gabinete na última terça-feira (17) para tratar exclusivamente da questão remuneratória da PF. O SINPECPF participou do encontro e está incluído no debate que poderá culminar na apresentação de uma proposta salarial conjunta das categorias que compõem a instituição.

Lincoln Portela explicou ter optado por discutir exclusivamente a questão salarial porque seria complicado obter consenso entre as categorias em outros temas. A proposta dele é de que as categorias construam uma proposta conjunta de tabela salarial escalonando os valores de cada cargo com base no subsídio de delegado especial, em formato semelhante ao da Proposta de Emenda a Constituição apresentada pela Direção-Geral – mas desta vez com a inserção da categoria administrativa.

O parlamentar entende que criar uma nova proposta é melhor do que trabalhar no texto da PEC da Direção-Geral. “A PEC toca em outros temas e a tramitação na casa seria longa e desgastante”, justificou.

Os representantes de classe concordaram com os pontos apresentados pelo deputado e irão consultar suas bases sobre a participação no debate. Essas consultas deverão acontecer em fevereiro, visto que boa parte dos servidores estará em período de férias até lá. A ideia é que o avanço na discussão salarial também sirva como uma espécie de “trégua” entre as categorias. Outra preocupação é que a proposta seja formalmente endossada pelo Poder Executivo.

Uma nova reunião para tratar da questão salarial está prevista para o início de fevereiro.