Os servidores administrativos da Polícia Federal (PF) completaram uma semana em greve nesta segunda-feira, 1º.  A principal reivindicação da categoria, segundo o comando de greve, é a reestruturação de carreira. Nesta segunda-feira, pela manhã, os funcionários em greve realizaram uma manifestação no auditório da sede da Polícia Federal, no Comércio.

O protesto aconteceu durante a solenidade para o hasteamento da bandeira do Brasil, realizada no primeiro dia útil de cada mês. “Depois do discurso do superintendente, nós falamos sobre a nossa luta e pedimos o apoio das demais categorias”, conta Elisabeth Saraiva, diretora de comunicação social do Sindicato do Plano Especial de Carreira dos Servidores Administrativos da PF (Simpec).  

A Bahia conta com 150 servidores administrativos, sendo que 67 deles atuam em Salvador. De acordo com Elisabeth Saraiva, 90% dos funcionários estão de braços cruzados em todo o Estado. Com a paralisação, os principais serviços burocráticos da Polícia Federal foram suspensos ou reduzidos. A emissão de passaportes, por exemplo, caiu de 350 para 80 documentos por dia, segundo Elisabeth Saraiva.

Marta Erhardt, do A Tarde On Line