A semana foi de ritmo intenso para os diretores do SinpecPF em Brasília-DF. Tudo para assegurar a apresentação de uma emenda à PEC 06/2019 — que trata da Reforma da Previdência. O objetivo do sindicato com a proposta é garantir condições diferenciadas de aposentadoria para os servidores administrativos, conforme ocorre com as categorias policiais.

Cinco parlamentares se comprometeram com a causa e trabalharam junto ao sindicato na produção do texto da emenda: Ubiratan Sanderson (PSL/RS); Aloísio Mendes (PODE/MA); Felício Laterça (PSL/RJ); Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG); e Delegado Pablo (PSL/AM). Todos assinam como proponentes da emenda.

Agora o sindicato trabalha para angariar novos apoios, tendo em vista a exigência constitucional de que a emenda seja subscrita por pelo menos 1/3 dos deputados federais (171 deputados). O prazo para obtenção das assinaturas é de dez sessões, e começou a ser contado com a instalação da Comissão Especial que analisa a PEC 06/2019, devendo terminar no final da próxima semana.

“Não é uma tarefa fácil”, reconhece o presidente do SinpecPF, João Luis Rodrigues Nunes. “Contudo, essa é a luta que temos para travar no momento e não vamos fugir”, garante, conclamando os colegas que quiserem ajudar a entrar em contato com os parlamentares pedindo apoio à emenda proposta pelo sindicato.

Razão do pedido — O SinpecPF esclarece que o objetivo da emenda é “indenizar” os servidores administrativos pelos anos de riscos e prejuízos à saúde decorrentes da atuação em órgãos de segurança pública. “Sofremos todos os ônus por atuarmos em uma instituição policial. Pelo simples fato de trabalharmos em um órgão como tal, ficamos expostos à criminalidade e comprometemos nossa saúde. É justo que tenhamos um tratamento minimamente diferenciado em relação a servidores que não se expõem aos mesmos problemas”, avalia João Luis.