Visando fortalecer o apoio legislativo em 2019, o SinpecPF se reuniu na quarta-feira (21) com o deputado federal Éder Mauro (PSD/PA). Delegado da Polícia Civil, o parlamentar se notabilizou por defender propostas da área de segurança pública, sendo bastante próximo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Como o encontro marcou o primeiro contato do sindicato com o parlamentar, o foco foi apresentar as demandas históricas da categoria. Um compilado resumindo as dificuldades enfrentadas pela categoria, com as devidas propostas para solucioná-las — entre as quais a reestruturação da carreira e a correção da amplitude salarial — foi entregue ao deputado.

O sindicato também se queixou de tratamentos discriminatórios praticados dentro do órgão, como a proibição do uso de uniformes e as restrições à posse e ao porte de armas. “Essas ações servem apenas para desmotivar a categoria, além de nos deixar desprotegidos em situações específicas”, relatou a diretora de comunicação do SinpecPF, Fabiana Martins.

Em função dos anos de trabalho na Polícia Civil, Éder Mauro se disse familiarizado com os problemas relatados pelo SinpecPF. Segundo o deputado, males como o desvio de função de policiais e a falta de reconhecimento dos servidores administrativos se repetem em nível estadual. “É algo que precisa ser combatido. Quando um policial vai para uma área administrativa e fica lá por algum tempo, ele não quer ‘voltar para a rua’. Isso precisa mudar”, avaliou.

Na avaliação do deputado, o futuro governo terá um olhar diferenciado para a segurança pública, o que deve ajudar no debate sobre a valorização dos administrativos. “Temos uma bancada forte e um presidente sensível ao tema. Da minha parte, trabalharei para que vocês sejam ouvidos pelo Executivo e votarei a favor das demandas que vocês me apresentaram”, concluiu.