Nos dias 28 e 29 de maio, foi promovido o primeiro “Curso de Fundamentos Técnicos de Interceptações de Telecomunicações”, uma realização do T&D da Superintendência Regional do DPF/PR. As aulas foram ministradas pelo servidor Agente de Telecomunicações e Eletricidade Luciano Castilho Assumpção, na Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná.

O curso é resultado de uma ação de capacitação empreendida pelo DGP/DPF a partir da descrição de conceitos tecnológicos úteis aos trabalhos policiais. O objetivo foi capacitar servidores que, em seu dia-a-dia, utilizam-se das ferramentas de interceptação de telecomunicações. A expectativa é de que o conteúdo apresentado possa tornar as atividades mais eficientes, ajudando também na identificação de interceptações ilegais.

O evento contou ainda com uma visita às instalações de uma operadora de telefonia e comunicação de dados, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos de telecomunicações e compartilhar experiências envolvendo interceptações.

Participaram da primeira turma, delegados, escrivães, agentes e peritos da Polícia Federal. A formação de uma segunda turma já está programada, e as novas aulas devem acontecer ainda neste mês de junho.