A Polícia Federal iniciou, na manhã desta segunda-feira, uma operação para desarticular uma quadrilha que atua em 15 Estados do País. Batizada de E-commerce, a ação visa coibir a falsificação e a venda de CDs e DVDs musicais e de programas de informática (softwares) pela Internet.

Segundo a delegada Cristina Figueiredo, chefe da Divisão de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal em Minas, as investigações começaram há quatro meses, “sob representações e denúncias das associações de proteção aos direitos autorais e do Conselho Nacional de Controle da Pirataria”, explicou.

Em Minas Gerais estão sendo cumpridos oito mandados de prisão. “Todos os suspeitos já foram identificados nas investigações. Eles falsificam produtos de origem estrangeira, como aplicativos, softwares, músicas e arquivos diversos”, explicou a delegada. Os policiais federais de Minas Gerais estão divididos entre as cidades de Belo Horizonte e região metropolitana, além de Juiz de Fora, Piumhi, Nova Serrana, Barão de Cocais e Pará de Minas.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o prejuízo causado pela quadrilha às indústrias ultrapassa os R$ 10 milhões.

Segundo a rádio Jovem Pan, 350 agentes participam da operação. A expectativa é que 79 mandados de prisão e apreensão sejam efetuados.

Ney Rubens

Redação Terra