O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira passada que não tem pressa para iniciar a reforma ministerial. Inicialmente prevista para meados de dezembro, Lula afirmou a interlocutores que deve deixar o anúncio de sua nova equipe ministerial para depois do Carnaval.

O assunto, entretanto, deve ser discutido na reunião de hoje entre Lula e o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). O ministro vem afirmando desde o final do ano passado que está de saída do governo.

A expectativa é que Lula peça a Bastos para esperar pelo menos até o Carnaval para sair do cargo. Entre os cotados para assumir o Ministério da Justiça estão o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), Sepúlveda Pertence (ministro do Supremo Tribunal Federal) e Nelson Jobim (ex-ministro do STF).

Bastos oficializou a Lula seu pedido de demissão logo após a reeleição do presidente. Em meados de dezembro, o porta-voz da Presidência da República, André Singer, disse que Bastos permaneceria no cargo até o final de janeiro. Com a demora de Lula para realizar a reforma ministerial, Bastos afirmou que ficaria até o início de fevereiro. O prazo deve ser prorrogado até a indicação de seu substituto.

da Folha Online, em Brasília